Henrique Favoretto vence na Argentina

A 7.ª etapa da temporada 2004 da Fórmula 3 Sul-Americana foi realizada neste sábado (03/07) no Autódromo Ciudad Paraná, na Argentina. E depois de um começo de prova conturbado, com duas entradas do safety-car, a vitória ficou com Henrique Favoretto (Bassani Racing), que assumiu a liderança do campeonato, com 50 pontos contra 49 do vice-líder, Xandinho Negrão (Equipe Medley Genéricos). Favoretto completou as 39 voltas da corrida em 42min52s658, seguido por Alexandre Foizer (Cesário F3) e João Barion (Avallone Motorsport).

Logo na primeira volta, o pole position Favoretto e Jaime Câmara (Avallone) passaram reto em uma curva e Alexandre Foizer (Cesário F3) acabou rodando. Xandinho Negrão, que havia feito uma boa largada e vinha atrás, não conseguiu evitar o choque e teve de passar pela grama. O piloto da Equipe Medley Genéricos caiu para último e o safety-car entrou na pista pela primeira vez. “Não tinha como escapar do choque. Eu estava rápido e vinha ganhando posições”, explicou Xandinho.

Na primeira volta da relargada, João Barion acabou acertando Xandinho, que rodou e o safety-car teve de entrar novamente na pista. No choque, o pneu esquerdo dianteiro do Dallara F301 de Xandinho acabou furado. “Não tive escolha a não ser entrar nos boxes para trocar”, contou Xandinho, que mais uma vez foi parar na última colocação, uma volta atrás do líder. “Minha chance era de que alguns carros abandonassem e eu começasse a ganhar posições.”

E foi o que aconteceu. Além de o carro ter continuado muito rápido, como na largada, alguns pilotos tiveram problema e abandonaram a prova. O primeiro foi o argentino Pablo Perez (PropCar), depois foi a vez de Jaime Câmara (Avallone). “O carro estava muito rápido, bom mesmo. Fui fazendo voltas muito rápidas e aos poucos fui melhorando minha condição na corrida. Tanto foi que fiz a melhor volta”, contou Xandinho, que marcou 1min02s036, na 33.ª volta.

O último a abandonar foi Zeca Cardoso (NasrCastroneves), que liderou a maioria das voltas e havia acabado de perder a liderança para Henrique Favoretto, a 4 voltas do final. Depois, Xandinho Negrão ultrapassou Alberto Valério (Cesário F3) e conseguiu descontar a diferença para Zeca e garantir a quinta posição. “Espero agora melhorar para a corrida de amanhã. Minha posição no grid também não é boa (5.° lugar), mas o carro está bom para a pista seca”, completou Xandinho.

Neste domingo (04/07) será realizada a 8.ª etapa da F-3 Sul-Americana, a partir das 12h, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil (TVA/Directv). A pole position é de Zeca Cardoso. O líder Favoretto larga em 6.° lugar.

Neste sábado também será definido o local da próxima rodada dupla, em uma reunião entre os dirigentes e os promotores de evento.

Resultado da 7.ª etapa da F-3 Sul-Americana:

1.°) Henrique Favoretto (Bassani Racing) – 39 voltas, 42min52s658 (média: 141,639 km/h)

2.°) Alexandre Foizer (Cesário F3) – a 11s381

3.°) João Barion (Avallone Motorsport) – a 16s014

4.°) Alberto Valério (Cesário F3) – a 18s502

5.°) Xandinho Negrão (Medley Genéricos) – a 1 volta

6.°) Carlos Iaconelli (PropCar Racing) – a 1 volta

7.°) Gustavo Foizer (Cesário F3) – a 2 voltas

Não completaram:

8.°) Zeca Cardoso (NasrCastroneves) – a 4 voltas

9.°) Jaime Câmara (Avallone Motorsport) – a 7 voltas

10.°) Pablo Perez (PropCar Racing) – a 37 voltas

Melhor volta: Xandinho Negrão (33.ª volta) – 1min02s036 (média: 150,611 km/h)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.