João Paulo confiante na vitória

Atual Campeão Alemão de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira (VARIG) estará neste final de semana (03/7 e 04/7) disputando a quinta rodada dupla do Campeonato Japonês de F-3 como um dos favoritos à vitória. A nona e décima etapas serão realizadas novamente em Suzuka, circuito que abrigou a primeira rodada dupla do certame. “Estou bastante motivado a vencer em Suzuka. Mostramos estar bem fortes nos testes coletivos que realizamos lá na pré-temporada, além de ter largado da primeira fila naquelas duas corridas. Seremos bastante competitivos novamente”, espera o brasileiro que ganhou o maior número de provas internacionais no ano passado. João Paulo ocupa a quinta posição no torneio nipônico, com 64 pontos, que tem a liderança do italiano Ronnie Quintarelli, com 98 pontos.

João Paulo vem da quarta rodada com resultados frustrantes, depois de um início animador. “Sem dúvida saímos em um prejuízo enorme na última rodada dupla, quando larguei da pole position nas duas vezes e venci a primeira corrida, mas fui penalizado de forma errada e na segunda o motor quebrou quando estava em segundo, jogando mais 15 pontos para o ar. Isso nos deixou afastado da liderança, mas vou buscar pouco a pouco”, planeja o brasileiro, lembrando que ainda faltam doze corridas, com 240 pontos em jogo, e ainda com quatro descartes no final da temporada.

Não estréia do campeonato em Suzuka, João Paulo de Oliveira largou da primeira fila em ambas as provas, mas somou terminou com uma sexta e uma 14ª posições em cada uma das etapas disputadas, cujas vitórias ficaram com Kazuki Nakajima, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Satoru Nakajima. No início do certame, o carro do brasileiro apresentava problemas no gerenciamento eletrônico de rotações na hora da largada, e João Paulo perdia muitas posições no início de cada corrida. “O carro progrediu do começo do campeonato até agora e isso me dá motivos pra estar confiante. Temos condições de estar na frente novamente e de brigar pelas vitórias. Acredito que dessa vez haverá um equilíbrio maior que na primeira rodada, pois todos evoluíram e com certeza estará mais competitivo”, assina o piloto.

Contratado pelas fábricas Lola-Dome, Honda e Bridgestone como piloto de testes de desenvolvimento, João Paulo de Oliveira defende a Dome Racing Team utilizando um inovador Lola-Dome F106-03/Honda/Bridgestone, que pretende ser o maior adversário dos tradicionais chassis italianos Dallara nas competições de Fórmula 3. “Estamos preparados. Suzuka é uma pista bastante exigente, que produz um forte desgaste nos pneus, e isso deverá ser um fator que pode diferenciar no resultado deste fim de semana. Nos testes que fizemos simulando condições de corrida, os resultados foram bons. Então, isso me deixa otimista”, confia o piloto de 22 anos de idade.

A situação do Campeonato Japonês depois de oitava etapas é:

1º) Ronnie Quintarelli (ITA), 98 pontos;

2º) Richard Antinucci (EUA), 94;

3º) Kazuki Nakajima (JAP), 70;

4º) Taku Bamba (JAP), 68;

5º) João Paulo de Oliveira (BRA), 64;

6º) Naoki Yokomizo (JAP), 61;

7º) Fábio Carbone (BRA), 52;

8º) Sakon Yamamoto (JAP), 46;

9º) Daisuke Ikeda (JAP), 32;

10º) Hideki Mutoh (JAP), 23 pontos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.