Um final de semana para esquecer. Com este sentimento o brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) deixou o autódromo Twing Ring Motegi, que sediou a sétima e oitava etapas do Campeonato Japonês de Fórmula 3, no último sábado e domingo (06/6). Apesar de ter estabelecido as duas pole positions, o atual campeão alemão de Fórmula 3 não pontuou em nenhuma das provas e ainda caiu para quinto no certame nipônico. “Tenho que olhar para frente e esquecer estas etapas. Hoje (domingo) quebrou o motor, algo raro de acontecer na Fórmula 3, quando eu estava em segundo, só esperando o melhor momento para reassumir a liderança. Paciência. Vamos para a próxima”, desabafou. A vitória na oitava etapa ficou com o italiano Ronnie Quintarelli, que assumiu a liderança da tabela de classificação com 98 pontos. O brasileiro Fábio Carbone terminou em sexto e ocupa o sétimo posto no campeonato.
Quando foi autorizada a largada da oitava etapa, João Paulo não conseguiu aproveitar a vantagem da pole position e entrou na primeira curva atrás de Ronnie Quintarelli, que também tinha largado da primeira fila. O brasileiro foi comboiando o italiano, esperando o quarto final da prova para tentar dar o bote para caminhar para a sua segunda vitória na temporada. “O carro estava bom. Eu não estava andando no limite, e sei que tinha total condição de partir para cima e assumir a primeira posição. Foi uma pena este imprevisto”, comentou Oliveira, que encostou com o motor quebrado na 12ª volta.
A quinta rodada dupla das dez previstas no Campeonato japonês de Fórmula 3 será realizada nos dias 3 e 4 de julho, em Suzuka.
O resultado da prova de domingo Motegi foi:
1) Ronnie Quintarelli (ITA), 20 voltas;
2) Naoki Yokomizo (JAP);
3) Richard Antinucci (EUA);
4) Taku Bamba (JAP);
5) Sakon Yamamoto (JAP);
6) Fábio Carbone (BRA), 14 voltas;
A situação do Campeonato Japonês depois de oitava etapas é:
1º) Ronnie Quintarelli (ITA), 98 pontos;
2º) Richard Antinucci (EUA), 94;
3º) Kazuki Nakajima (JAP), 70;
4º) Taku Bamba (JAP), 68;
5º) João Paulo de Oliveira (BRA), 64;
6º) Naoki Yokomizo (JAP), 61;
7º) Fábio Carbone (BRA), 52;
8º) Sakon Yamamoto (JAP), 46;
9º) Daisuke Ikeda (JAP), 32;
10º) Wataru Kobayakawa (JAP), 19 pontos.