O brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) foi o mais rápido nesta sexta-feira (04/6) no último treino livre no Twing Ring Motegi, circuito nipônico de propriedade da Honda que vai sediar sábado (05/6) e domingo a quarta rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3. “Meu Lola-Dome/Honda está bem acertado para esta pista, mas os tempos estão muito justos, o equilíbrio é grande”, admite o vice-líder do certame, empatado com Kazuki Nakajima e apenas seis pontos atrás do norte-americano Richard Antinucci. “Fui só um décimo de segundo mais rápido do que o Nakajima. Mas tenho confiança em largar amanhã (sábado) na primeira fila”, espera João Paulo, o único piloto a largar na primeira fila em todas as seis provas já disputadas. Antinucci foi o quarto mais rápido, imediatamente a frente do brasileiro Fábio Carbone.
No primeiro treino livre em Motegi João Paulo andou com pneus usados, fazendo os acertos para condição de corrida, e ficou com a quarta marca. “O carro está bem equilibrado e constante. Trabalhamos bastante nos freios, que aqui são muito importantes, e tenho carro para ganhar corrida”, avisa o brasileiro, que este ano já venceu uma etapa. Na segunda sessão, quando começou a trabalhar visando os dois treinos de classificação que serão realizados no sábado, Oliveira foi o mais veloz. “Os tempos estão muito próximos. Quem estiver com o carro bem equilibrado e fizer uma volta sem nenhum erro, ficará com a pole. Eu espero que esteja tudo em ordem para garantir outra boa posição de largada”, acredita João Paulo, que largou da pole position em metade das etapas realizadas.
No sábado serão realizados os treinos classificatórios para a sétima e oitava etapas, pela manhã, e disputada uma corrida a tarde. A oitava prova da temporada será no domingo.