Vice-líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, apenas seis pontos atrás do norte-americano Richard Antinucci, o brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) disputa neste final de semana (05 e 06/6) a quarta rodada dupla do certame nipônico, pensando em pular para a ponta da tabela de pontuação. “Meu objetivo em Motegi será assumir a liderança do campeonato. Pra isso, terei que conquistar bons resultados nas duas provas”, planeja o piloto que vem de uma vitória na rodada anterior.
As sétima e oitava etapas do campeonato serão realizadas nos 4.801 metros do circuito Twing Ring Motegi, que pertence a Honda. Até agora, a Toyota vem dominando o certame com cinco vitórias, contra uma de João Paulo, que é piloto oficial da Honda. “Motegi será especial para nós por ser a casa da Honda, por isso quero muito lhes dar uma vitória nesse fim de semana. A competição será dura contra todos os Toyotas e o Nissan que mostrou estar forte no último teste em Motegi, mas confio em meu equipamento e sei que terei condições de brigar”, analisa o atual campeão alemão de F-3, que é o melhor piloto que utiliza motor Honda no campeonato.
No treino coletivo realizado há duas semanas atrás, o brasileiro Fábio Carbone, com motor Nissan foi o mais rápido com 1min47s486, seguido de Oliveira com 1min47s626. Em terceiro ficou o japonês Naoki Yokomizo, com 1m47s757, usando motor Toyota. O americano Richard Antinucci, líder da competição, foi o quinto mais rápido (1m47s987) na ocasião, logo atrás do italiano Ronnie Quintarelli, cronometrado em 1m47s934, ambos também representando a Toyota. “Os resultados dos testes são uma boa referência, porém pode haver alguma surpresa. Naqueles dias me concentrei em encontrar um bom ajuste para o carro e creio que estaremos em boas condições”, acredita João, que dominou a sessão realizada debaixo de chuva.
Os sete primeiros colocados no Campeonato Japonês de Fórmula 3 estão bem próximos na tabela geral de classificação, e qualquer um deles poderá sair de Motegi na liderança do torneio. “É muito difícil dizer quem será forte, o campeonato está bastante competitivo. Acredito de todos os carros da Tom’s podem brigar por vitória, além dos dois pilotos da Inging e o Fabio (Carbone) com a Nissan. Esses sempre estarão na briga”, prevê João Paulo, único piloto que largou da primeira fila em todas as seis provas disputadas.
Após seis etapas, a situação do Campeonato Japonês é:
1º) Richard Antinucci (EUA), 70 pontos
2º) João Paulo de Oliveira (BRA) e Kazuki Nakajima (JAP), 64
4º) Ronnie Quintarelli (ITA), 63
5º) Taku Bamba (JAP), 54
6º) Maoki Yokomizo (JAP), 36
7º) Sakon Yamamoto (JAP), 35
8º) Daisuke Ikeda (JAP), 27
9º) Fábio Carbone (BRA), 26
10º) Wataru Kobayakawa (JAP), 14