O mês de maio marcou a carreira do piloto Henrique Favoretto. Estreante no Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, ele fez seus primeiros pontos na última prova, realizada justamente na cidade de Londrina, onde nasceu e mora. Ainda em maio, Favoretto, de 22 anos, atingiu outro feito inédito no final de semana: a primeira vitória na Fórmula-3 Sul-Americana, categoria de monopostos que disputa desde 2001. Em Tarumã, onde havia guiado um Stock Car no início do mês, Henrique Favoretto venceu uma das provas da segunda rodada dupla da mais tradicional categoria continental.
“Moralmente ajuda muito, pois qualquer vitória levanta a gente. Agora, na prática os carros são totalmente diferentes. Quando sentei no Fórmula-3 no primeiro treino de sexta-feira comentei com o Bassani, que também é meu engenheiro na Stock, o quão diferentes são os carros”, disse.
Mas nem o fato de demorar alguns treinos para se habituar ao estilo de pilotagem exigido por um monoposto, totalmente diferente de um carro de Turismo, fez Favoretto desanimar. Pelo contrário, ele ganhou mais ânimo ainda e foi recompensado com a primeira vitória em sua quarta temporada na Fórmula-3 Sul-Americana.
“Demorei uns dois treinos para me readaptar. Acho mais difícil a readaptação do Stock para o F-3, pois tenho de condicionar o cérebro a frear mais dentro e no primeiro treino estava freando antes dos 100 metros, no lugar do Stock, que é mais pesado e faz menos curva. Com o F-3 a gente pode ir mais dentro da curva e fui chegando até voltar ao lugar normal”.
Para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a ser disputada no próximo dia 6 de junho no Autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Favoretto tem boas perspectivas, apesar de reconhecer a dificuldade e a alta competitividade da Stock Car V8.
“Depois de marcar os primeiros pontos em Londrina, algo que tirou um peso de cima de toda a equipe, no Rio quero ser mais ousado. Vou em busca do objetivo que é ficar entre os dez primeiros. Agora estou com o moral mais elevado”, completou o piloto da L&M Racing.
Em Jacarepaguá, também estarão na pista os carros da Stock Car V8 Light. Nas duas provas anteriores (Tarumã e Londrina), os carros da categoria de acesso à Stock Car V8 estiveram ausentes, pois disputam nove rodadas duplas enquanto a Stock V8 tem 12 corridas por ano.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínios de Repsol, Medley e Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.