Choveu muito no início da manhã deste domingo (23/05) no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), e pilotos e equipes foram pegos de surpresa antes da disputa da 4.ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. No final, a vitória acabou caindo nas mãos do piloto Henrique Favoretto (Bassani Racing), que completou as 34 voltas da corrida em 44min49s043. Na segunda posição chegou Gustavo Foizer (Skin Racing), depois da penalização de Carlos Iaconelli (PropCar Racing) em 20s no tempo final — Zeca Cardoso (NasrCastroneves) foi o terceiro. Xandinho Negrão (Equipe Medley Genéricos) abandonou a corrida quando liderava, mas continua na liderança da temporada, com 30 pontos.
Por causa do excesso de água na pista, a direção de prova determinou que a largada fosse lançada, depois da saída do safety car. No início, as posições foram mantidas, com Gustavo Foizer em primeiro, seguido bem de perto por Xandinho Negrão — Alexandre Foizer (Cesário F3), que havia marcado a segunda posição no grid, foi desclassificado pela direção de prova por causa de uma irregularidade no treino de classificação (a equipe acrescentou água no carro, o que é proibido pelo regulamento).
Xandinho permaneceu atrás de Gustavo Foizer durante cerca de cinco voltas, tentando a ultrapassagem em todas elas. “Estava bem difícil mesmo era de enxergar, então aliviava nas curvas de alta até encontrar o melhor jeito para passar”, explicou o piloto de 18 anos. Quando conseguiu a ultrapassagem, Xandinho abriu mais de dois segundos de vantagem, quando uma poça d’água na curva 2 acabou sendo a responsável pela rodada e abandono do piloto.
“Quando eu fui aliviar um pouco acabei rodando e tendo que abandonar. Foi uma pena, porque eu vinha para vencer mais uma. Mas não adianta ficar chorando agora, o importante é que a corrida foi boa enquanto durou e ainda estou na liderança do campeonato. Vamos para a próxima”, disse o piloto que acumula 30 pontos, contra 24 de Henrique Favoretto, o vice-líder.
A próxima rodada dupla (5.ª e 6.ª etapas) da Fórmula 3 Sul-Americana está marcada para os dias 5 e 6 de junho, em Paraná, na Argentina.