Os brasileiros Fábio Carbone (Three Bond) e João Paulo de Oliveira (Varig) dominaram os dois dias de testes coletivos que a Fórmula 3 realizou no circuito Twing Ring Motegi, que sediará a quarta rodada do Campeonato Japonês da categoria nos dias 5 e 6 de junho. Depois de quatro sessões de treinos, Carbone foi o mais rápido com 1min47s486, seguido de Oliveira com 1min47s626. “Foi um bom teste, em que completei dois dias sem problemas maiores e que nos deu muita informação para trabalhar antes da corrida”, analisa João Paulo, vice-líder do certame. O americano Richard Antinucci, líder da competição, foi o quinto mais rápido.
Único piloto do Campeonato Japonês de F-3 a largar da primeira fila em todas as provas, João Paulo de Oliveira saiu do circuito muito satisfeito com o trabalho em seu Lola-Dome/Honda/Bridgestone. “Pudemos analisar algumas modificações no carro que fizemos para Motegi e acredito que novamente estaremos em condições de brigar por vitórias”, comentou o vencedor da quinta etapa. “Motegi é uma pista que exige muito dos freios, por isso passamos uma boa parte do tempo trabalhando nisso, além de trabalhar bastante no acerto do carro”, completou o atual campeão alemão de F-3.
As quatro sessões de treinos nos 4.801 metros do circuito de propriedade da Honda foram muito produtivas para as equipes, já que os pilotos pegaram diversas condições de piso durante os dois dias de testes coletivos. “Tivemos também uma sessão com chuva em que pudemos testar em configuração no molhado e fui o mais rápido, o que me deixou confiante caso tenhamos esse tipo de condição na corrida”, finalizou o brasileiro, que é o melhor piloto que utiliza motor Honda no campeonato.
O resultado final dos dois dias de testes em Motegi foi:
1) Fabio Carbone (Brasil), ThreeBond, 1m47s486;
2) João Paulo Oliveira (Brasil), M-TEC, 1m47s626;
3) Naoki Yokomizo (Japão), Inging, 1m47s757;
4) Ronnie Quintarelli (Itália), Inging, 1m47s934;
5) Richard Antinucci (EUA), Tom’s, 1m47s987;
6) Sakon Yamamoto (Japão), Tom’s, 1m48s055.