Xandinho Negrão, 18 anos, venceu de ponta a ponta a primeira etapa do Campeonato de Fórmula 3 Sul-Americana, disputada neste sábado, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. O piloto paulista largou na pole e dominou as 19 voltas da prova, concluída em 35min39s796. Em sua volta mais rápida marcou 1min51s095. “Não foi uma corrida fácil, mas consegui impor um ritmo forte desde o início por conhecer bem a pista”, comentou Xandinho, que corre pela equipe Piquet Sports e tem patrocínio da Paracetamol/Medley Genéricos. Alexandre Foizer, que largou na quinta posição, foi o segundo colocado e Gustavo Foizer, que saiu em segundo, ficou em terceiro lugar.
Neste domingo, às 12h30, será realizada a segunda etapa do campeonato de F-3 – ESPN passa um vt às 19 horas. Por causa de problemas técnicos, a cronometragem não marcou os tempos do treino de classificação e o grid foi definido a partir do resultado da corrida deste sábado. Assim, Xandinho larga novamente na pole neste domingo – esta é a quarta pole do piloto no campeonato de F-3. “A estratégia para amanhã (domingo) será a mesma. O carro está bem acertado e vamos fazer apenas alguns ajustes”, contou Xandinho. “É sempre complicado bater o Alexandre e o Gustavo. Eles moram em Brasília e, por isso, conhecem muito bem esta pista”, continuou.
Ainda neste sábado, por volta das 18h30, Xandinho entra no Audi TT R de seu pai, Xandy, para correr os 1000 km de Brasília, válidos pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance. Guto Negrão é o terceiro piloto a dividir o volante do carro nesta prova de longa duração, que deve terminar às 21h45.
Confira o resultado da primeira etapa deste sábado, que também vale como o grid de largada da segunda etapa deste domingo:
1º Xandinho Negrão
2º Alexandre Foizer
3º Gustavo Foizer
4º João Barion
5º Henrique Favoretto
6º Zeca Cardoso
7º Carlos Iaconelli
8º Lucas Schowmbach
9º Pablo Perez
Na Light, Vinícius Canhedo ficou em primeiro, completando 18 voltas, e Bia Figueiredo em segundo, com 17 voltas.