Não demorou nem um treino inteiro. Foi só Pedro Piquet entrar na pista, nas atividades livres que abriram a quinta etapa da temporada da Fórmula 3, na manhã esta sexta-feira (28), para os recordes de tempo e velocidade irem pelos ares. A Fórmula 3 é uma das atrações do fim de semana de velocidade no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Com a volta de 55s429 e média de 198,6 km/h, o brasiliense de apenas 17 anos, filho de uma das lendas da Fórmula 1, Nelson Piquet, estabeleceu até aqui, o recorde da pista em seus 3.058 metros de extensão. Até então, a volta mais rápida era do piloto Cacá Bueno, alcançado em 2012, quando cravou 59s485 a bordo de sua BMW Z4 GT3 no Brasileiro de Gran Turismo.
“Fico contente pelo recorde, claro. Mas mais contente ainda porque quase todos os carros da F3 baixaram a antiga marca hoje. Isso mostra uma grande força da categoria, pois há dois anos os carros eram até dois segundos mais lentos. A categoria está crescendo, os times estão investindo. Acho muito legal e espero que o pessoal baixe mais ainda nos próximos anos”, avaliou o piloto Autotrac.
Ele comentou que a pista mudou bastante entre os treinos, já que a sessão matinal inaugurou o fim de semana, enquanto a segunda série foi realizada depois dos treinos do Brasileiro de Turismo e Stock Car, que emborracharam o traçado. “Decidimos não mudar muito o carro porque a pista ia melhorar. É uma pista curta e os adversários estão próximos, questão de três ou quatro décimos. Chegamos perto da previsão de virar 54 alto, mesmo usando pneus mais velhos e a pista quente. Acho que podemos baixar mais esse tempo na tomada amanhã.”
As atividades da Fórmula 3 continuam neste sábado, com o treino classificatório que definirá o grid de largada, a partir das 10h15. A corrida será no domingo, com a largada prevista para às 9 horas. Após quatro etapas, das oito previstas para a temporada, Pedro Piquet lidera a tabela de classificação, com 93 pontos, seguido de Mateus Iorio, com 72 e Carlos Cunha, 53 com pontos alcançados.
Se vencer em Cascavel, Pedro será o quarto representante do clã Piquet a triunfar na cidade. “Acho que em Brasília já aconteceu isso. Em todo lugar onde chego vou tentar ganhar. Mas sem dúvida é uma motivação competir onde todos os Piquet tiveram sorte antes de mim”, afirmou o campeão da F3 Brasil, que vem de cinco vitórias consecutivas na categoria.
