O atual campeão do F3 Brazil Open, Felipe Guimarães, vai mantendo seu favoritismo para a edição 2014 do torneio – que está sendo disputada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste fim de semana. Mais rápido dos treinos livres realizados na quinta-feira, o piloto brasiliense se manteve na frente no treino classificatório realizado no início da tarde desta sexta no autódromo.
Com uma volta em 1m31s327, Guimarães garantiu o direito de largar na pole position das duas primeiras corridas do Open, as chamadas “classificatórias”. A soma de pontos dessas duas provas é que vão definir o grid de largada da Pré-Final que, por sua vez, determina a ordem de partida da corrida decisiva, marcada para domingo.
“É sempre bom estar na pole position. Significa que as coisas estão no caminho certo. Consegui uma vantagem em termos de tempo de volta sobre meus adversários e isso me deixa mais confiante. Mas não significa que podemos relaxar. Vamos fazer nossa parte, porque o que vale mesmo é a corrida de domingo. Tem que chegar bem para a Final”, destacou o pole position.
No F3 Brazil Open, os pilotos ‘perdem pontos’ nas duas primeiras provas do fim de semana. O vencedor de cada corrida perde zero pontos, o segundo perde dois, o terceiro perde três e assim sucessivamente. A classificação, a partir de quem perde menos pontos, é que forma o grid da terceira corrida do fim de semana. O campeão é quem vencer a quarta e última prova, independentemente dos resultados anteriores.
Esse formato auxilia os pilotos no desenvolvimento dos carros durante o fim de semana, e permite que todos cheguem em melhores condições na disputa pelo título. Especialmente aqueles que usam o Open como primeiro contato com o carro de Fórmula 3. É o caso do paulista Victor Franzoni que, embora tenha disputado o Open em 2012 (pela categoria Light), corre pela primeira vez com o Dallara F-309 da classe principal.
“Eu gosto desse formato. Para quem não tem experiência com o carro, ele permite que você trabalhe durante as próprias corridas e todo mundo chega mais forte e com chances reais de título na Final”, avaliou o piloto, segundo mais rápido do treino classificatório.
“Foi um treino legal. Não consegui aproveitar o primeiro jogo de pneus porque, na verdade, foi a primeira vez que eu andei com pneus novos nesse Fórmula 3. Então não cheguei no limite deles, especialmente no meio da curva, que é onde ele tem mais aderência. Com o segundo jogo já melhorei bastante e fiquei mais perto do Felipe (Guimarães). Acho que é uma melhora natural, de adaptação ao carro”, completou Franzoni.
A primeira prova do F3 Brazil Open 2014 será disputada ainda nesta sexta-feira, a partir das 16h30. Acesse www.f3brazilopen.com e confira a programação do fim de semana, além do link para o live-timing das provas.
Veja quem serão os 10 primeiros no grid de largada das duas primeiras corridas:
1) Felipe Guimarães (Hitech Racing/A), 1min31s327 (169,855 km/h);
2) Victor Franzoni (Hitech Racing/A), 1min31s825;
3) Lukas Moraes (R&R Weissach/B), 1min32s258;
4) Artur Fortunato (Cesário Fórmula/B), 1min32s587;
5) John Simonsnyan (Cesário Fórmula/A), 1min32s935;
6) Fernando Galera (Prop Car Racing/B), 1min33s181;
7) Raphael Raucci (R&R Weissach/A), 1min33s396;
8) Nicolas Silva (EMB Racing/B), 1min33s844;
9) Leandro Florenzo (Capital Motorsport/B), 1min34s086;
10) Victor Miranda (R&R Weissach/B), 1min35s477.
Por Inova Comunicação – Rafael Durante