João Paulo estréia com problemas

Não foi a estréia que João Paulo de Oliveira (VARIG) esperava no Campeonato Japonês de Fórmula 3. Depois de ter problemas na largada da rodada dupla que abriu o certame em Suzuka, no último final de semana (27 e 28/3), o atual campeão alemão de F-3 somou uma sexta e uma 14ª posições em cada uma das etapas disputadas, e agora ocupa a nona posição no torneio nipônico, com apenas seis pontos. “Claramente não era o que eu esperava para começar o campeonato, agora tenho que olhar pra frente e não pra trás”, avalia o brasileiro. Kazuki Nakajima, filho do ex-piloto de Fórmula Satoru Nakajima, venceu ambas as provas e soma 40 pontos.

Na primeira prova da programação Kazuki Nakajima largou da pole position, depois de ter obtido o mesmo tempo que João Paulo de Oliveira na classificação. O japonês da forte equipe Tom’s largou bem e liderou todas as 12 voltas, recebendo a bandeirada com a vantagem de 4s585 sobre seu compatriota e companheiro de equipe Taku Bamba. O brasileiro não conseguiu aproveitar a sua posição de largada na primeira fila, já que o motor do seu carro apagou e ele acabou caindo para a última posição. “Depois disso a corrida ficou bastante difícil, pois por ser uma etapa curta, não tive tanto tempo para recuperar as posições que perdi na largada. Consegui fazer boas ultrapassagens e terminar em sexto. Após esse imprevisto, foi um bom resultado”, analisou João Paulo.

Nakajima voltou a dominar a segunda prova e liderou de ponta a ponta as 17 voltas da segunda etapa, terminando 5s270 a frente de seu companheiro de equipe, o norte-americano Richard Antinucci. Nesta segunda corrida nada deu certo para João Paulo de Oliveira, que novamente largou da primeira fila, começando logo na largada, quando ele caiu para quarto. “Cheguei a ultrapassar o Richard (Antinucci) ainda na primeira volta e já estava em terceiro na segunda volta, quando perdi o controle do carro e saí da pista. Após isso retornei em 11º e tive alguns bons momentos recuperando posições e cheguei a brigar pela sexta colocação ao final da corrida com o (Ronnie) Quintarelli, porém arrisquei demais ao tentar ultrapassá-lo na curva 1 por fora e paguei caro”, explicou o brasileiro que havia dominado todos os treinos coletivos da pré-temporada. “Foram dois erros que me custaram um bom resultado e me deixaram bem atrás na pontuação. Fico muito chateado por ter errado, mas vou recuperar”, admite João Paulo de Oliveira, que disputará a segunda rodada dupla em Tsukuba, nos dias 10 e 11 de abril.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.