A 10ª etapa da F-3 Sudamericana 2011 foi disputada na manhã deste sábado, dia 13, no Autódromo Ayrton Senna em Caruaru – no agreste pernambucano. Com tempo nublado e temperatura na casa dos 24ºC, o paulista Fabiano Machado manteve o domínio que já havia imposto no treino classificatório e venceu a prova de abertura do final de semana.
A prova começou com Fabiano mantendo a primeira posição, enquanto Bruno Bonifácio – com um carro da categoria Light – e Ronaldo Freitas deixavam o segundo do grid, Leonardo de Souza, para trás. Ainda na segunda passagem, o safety-car foi acionado para que fosse retirado de local perigoso o carro do pernambucano Dorivaldo Júnior, que rodou enquanto disputava posição com Beto Monteiro.
A relargada foi o momento de maior disputa da corrida. Em segundo, Bruno Bonifácio deu o bote na reta dos boxes e chegou a fazer a ultrapassagem sobre o líder na freada para a curva 1, mas Fabiano se recuperou e deu o troco logo na saída da curva, reassumindo a ponta. Na frente, Machado abriu uma vantagem de pouco mais de quatro segundos e conduziu sem maiores problemas até a bandeirada final, na 23ª volta.
“Foi uma grande corrida. Largando na frente, a maior dificuldade é andar ‘de cara para o vento’ e não cometer nenhum erro. Especialmente nessa pista que, pelas imperfeições do asfalto, aumenta a chance de você cometer um deslize e escapar. Por isso a concentração durante todas as voltas foi muito importante”, comentou Fabiano Machado, que conquistou, dessa forma, sua 10ª vitória na F-3 Sudamericana em 22 corridas que disputou até aqui.
Segundo no resultado geral, Bruno Bonifácio venceu entre os carros da categoria Light – chegando à sua oitava vitória em seu primeiro ano na Fórmula 3.
“Para mim a corrida foi excelente. Sabia que a relargada era o momento perfeito para tentar uma ultrapassagem sobre o Fabiano e deu certo, mas infelizmente na saída da curva uma marcha não entrou e ele conseguiu me passar de volta”, contou Bonifácio. “Depois disso consegui acompanhar o ritmo dele, mas não tive outra chance tão boa para ultrapassar, até porque a pista é bem difícil para ganhar posições”, completou.
Machado e Bonifácio seguem dominando suas categorias na F-3 Sudamericana. O primeiro chega agora aos 207 pontos no campeonato, 84 a mais que o vice-líder Guilherme Silva, que não disputa essa etapa em Pernambuco. Pela divisão Light, Bonifácio alcançou a marca de 200 pontos no campeonato e tem uma vantagem bastante tranquila para o vice-líder, o argentino Augusto Scalbi: 139 pontos.
A segunda prova da rodada de Caruaru da F-3 Sudamericana será disputada ainda na tarde deste sábado, a partir das 15h15. O final de semana da categoria se completa no domingo, com a terceira corrida a partir das 13h15 com transmissão ao vivo pela RedeTV para todo o país.
Resultado – 10ª etapa
1- Fabiano Machado (A/Cesário Fórmula), 23 voltas em 34min47s203
2- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula), a 4s843
3- Leonardo de Souza (A/Kemba Racing), a 9s647
4- Ronaldo Freitas (A/Cesário Fórmula), a 31s116
5- Fernando Kid (A/Hitech Racing), a 2 voltas
Não completaram:
Beto Monteiro (B/Cesário Fórmula) – problema nos freios
Carlos Teixeira (B/Kemba Racing) – problema elétrico
Dorivaldo Júnior (A/Kemba Racing) – escapou da pista