Guilherme Silva quebra domínio de Fabiano Machado no RJ

Esquentou a briga pela pole position na terceira rodada tripla da Fórmula 3 Sudamericana, que começou nesta sexta-feira (29) no Rio de Janeiro. Depois de liderar os dois primeiros treinos do dia, o paulista Fabiano Machado, da Cesário Fórmula, foi superado no início desta tarde pelo mineiro Guilherme Silva, da Hitech Racing, por uma diferença de 0s011.

Os dois dividem as vitórias nas seis corridas já disputadas nesta temporada, com três primeiros lugares cada. Na rodada tripla carioca, que corresponde às corridas de número 7, 8 e 9 do calendário, o piloto da Hitech espera um equilíbrio maior de forças entre os líderes.

“Não participei do segundo treino por queima na bomba de gasolina do meu carro, mas nesta terceira sessão pude acelerar e buscar uma referência mais precisa para o treino de classificação. Como não fizemos testes particulares nessa pista, a expectativa é de uma etapa mais difícil para nossa equipe do que foi a do Velopark, por exemplo, e por isso procuramos aproveitar ao máximo os treinos livres de hoje”, comentou o mineiro, que ganhou as três corridas no Rio Grande do Sul no mês de março.

Reconhecido por seu asfalto abrasivo, o circuito de Jacarepaguá exige atenção dos pilotos e equipes da categoria no que diz respeito ao consumo de pneus. Pela previsão dos engenheiros da Cesário Fórmula, o desempenho dos carros deve mudar bastante na segunda metade da corrida, o que vai exigir um acerto até certo ponto conservador para que surpresas possam ser evitadas nas voltas finais da prova.

“Esse novo pneus é muito bom e constante, mas fica difícil resistir a um asfalto tão abrasivo com esse do Rio de Janeiro”, disse Fabiano Machado. “Depois da já esperada queda inicial de desempenho depois de duas ou três voltas, prevemos um desempenho estável por mais dez giros, quando haverá nova perda de rendimento por desgaste. E é desse momento em diante que o consumo preocupa mais”, comentou Macahdo.

Bom desempenho geral – O paulista Bruno Bonifácio, líder do campeonato pela classe Light, voltou a incomodar os pilotos da divisão principal da F-3 Sudamericana. No último treino livre desta sexta-feira, Boni ocupou a terceira posição, a apenas 0s145 de Guilherme Silva. Na etapa do Velopark, se aproveitando das condições da pista, ele marcou a pole position geral da etapa.

O treino que define o grid de largada para a primeira e a terceira corridas do fim de semana em Jacarepaguá começa às 16h30. Veja como terminou a terceira sessão livre do dia:

1) Guilherme Silva, 1min06s912

2) Fabiano Machado, 1min06s923

3) Bruno Bonifácio (L), 1min07s058

4) Leonardo Souza, 1min09s306

5) Fernando Kid, 1min09s325

6) Ronaldo Freitas, 1min10s480

7) Dorivaldo Gondra Jr. (L), 1min20s491

8) João Leme, sem tempo

9) Lu Boesel, sem tempo

10) Paulo Pena (L), sem tempo



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.