Atual campeão alemão de Fórmula 3, João Paulo de Oliveira (Varig) voltou a dominar os testes coletivos da categoria no Japão, realizados na quarta e quinta-feiras (03 e 04/3) no circuito de Suzuka. Estes foram os últimos encontros oficiais dos pilotos que participarão do Campeonato Japonês de Fórmula 3, que terá sua abertura no dia 27 de março, justamente na pista que sedia a Fórmula 1 no país. “Foi bom. Foram quatro sessões em dois dias, e fui o mais rápido em três delas, e segundo em outra”, comemorou o paulista, que já havia dominado os estes coletivos em Aida, que vai receber a segunda rodada dupla do certame. “Estou confiante. Liderar dois testes coletivos é sempre bom, mas os tempos estão muito próximos”, confia o brasileiro, que foi cronometrado em 1min55s330. O segundo mais rápido foi o japonês Sakon Yamamoto (Dallara-Toyota), apenas um centésimo mais lento.
Os últimos testes oficiais da Fórmula 3 japonesa antes da primeira corrida foram muito produtivos para as equipes, pois os carros foram testados no seco e com temperatura amena no primeiro dia, e com muito frio (5 graus centígrados) e chuva no segundo dia. “O carro está bom e sinto que podemos ser competitivos diante de diversas circunstâncias. Por isso, acho que esta indo tudo bem”, analisa João Paulo. A Dome Racing, que no teste coletivo de Aida deu prioridade para simulações de corrida e, ainda assim, conseguiu o melhor tempo, em Suzuka trabalhou também em simulação de classificação, mesmo usando apenas dois jogos de pneus, ao contrário dos outros times, que utilizaram um jogo de pneus novos a cada uma das quatro sessões. “Fizemos alguns testes de suspensão, mais no acerto básico. Trabalhamos na busca do acerto ideal bem fino para classificação, como barras estabilizadores, por exemplo”, explicou o brasileiro que venceu o maior número de corridas no exterior em 2003. “O legal é que na chuva eu também sempre fui o mais rápido. Acho que está bom”, encerrou otimista o piloto apoiado pela Varig.
O paulista João Paulo de Oliveira conquistou por antecipação o título do certame germânico de F-3 em 2003, batendo todos os recordes históricos da categoria, como número de vitórias (13), pole-positions (12) e voltas mais rápidas (15) nas 16 etapas. Em 2004 foi contratado para trabalhar como piloto de testes das fábricas Lola-Dome, Honda e Bridgestone, em um extenso programa de desenvolvimento de produtos.
Os mais rápidos no teste coletivo de Suzuka foram:
1 – João Paulo de Oliveira, Brasil, (Lola Dome-Mugen) – Dome – 1’55″330
2 – Sakon Yamamoto, Japão, (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1’55″340
3 – Kazuki Nakajima, Japão, (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1’55″377
4 – Fábio Carbone, Brasil, (Dallara-Nissan) – Three Bond – 1’55″632
5 – Richard Antinucci, EUA, (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1’55″721
6 – Taku Bamba, Japão, (Dallara-Toyota) – Tom’s – 1’56″215