O brasileiro João Paulo de Oliveira (Varig) foi o piloto mais rápido no primeiro teste coletivo para o Campeonato Japonês de Fórmula 3, que terá início no final de março. Depois de dois dias de treinos oficiais no circuito de Aida, reunindo 15 pilotos de diversos países, o paulista estabeleceu a marca de 1min24s895, 0s175 mais rápido do que o italiano Ronnie Quintarelli, que está em sua terceira temporada no Japão. “Já deu pra ver que o campeonato será bem competitivo. Vamos continuar buscando detalhes que talvez possam fazer diferença, pois os tempos serão sempre bem próximos”, prevê o atual campeão alemão de Fórmula 3.
O principal objetivo da Lola/Dome – fábrica que João Paulo de Oliveira está defendendo no Japão – no primeiro dia de testes, foi checar a performance de alguns componentes novos na suspensão traseira. “Trabalhamos principalmente em cima disso e o resultado do teste foi positivo. Tiramos conclusões boas no primeiro dia e deveremos continuar esse desenvolvimento da nova suspensão traseira em Suzuka”, revelou o brasileiro, lembrando que o segundo teste coletivo da F-3 japonesa será daqui a duas semanas. No segundo a equipe anglo-nipônica fez simulações mais longas e avaliou a consistência do carro. “Creio estarmos bastante constantes. No final da tarde, como todos fizemos a simulação de classificação e o carro se comportou muito bem. Estou contente com o que fizemos aqui”, resumiu João Paulo.
O primeiro teste coletivo da Fórmula 3 japonesa apresentou várias novidades. A primeira foi o domínio da Lola/Dome com João Paulo sobre a tradicional fábrica italiana Dallara. Outra foi a participação do filho de 19 anos do ex-piloto de Fórmula 1 Satoru Nakajima, defendendo as cores da Tom’s, atual campeã com o australiano James Courtney, e que terá como companheiro de equipe o ítalo-norte-americano Richard Antinucci, sobrinho do ex-piloto de F-1 Eddie Cheever, e que venceu o último GP da Coréia de Fórmula 3. E para os brasileiros, mais uma atração. Fábio Carbone, quinto colocado no Campeonato Europeu de F-3 em 2003, foi contratado pela equipe Three Bond, para correr com Dallara, e certamente também deverá brigar por vitórias.
O paulista João Paulo de Oliveira conquistou por antecipação o título do certame germânico de F-3 em 2003, batendo todos os recordes históricos da categoria, como número de vitórias (13), pole-positions (12) e voltas mais rápidas (15) nas 16 etapas. Em 2004 foi contratado para trabalhar como piloto de testes das fábricas Lola-Dome, Honda e Bridgestone, em um extenso programa de desenvolvimento de produtos.
Os mais rápidos no teste coletivo de Ainda foram:
1) João Paulo de Oliveira (Brasil), 1min24s895;
2) Ronnie Quintarelli (Itália), 1min25s070;
3) Nakajima Jr. (Japão), 1min25s182;
4) Fábio Carbone (Brasil), 1min25s336;
5) Richard Antinucci (EUA), 1min25s404.