A 20ª prova do ano da F3 Sudamericana Petrobras teve que esperar para acontecer das 11:30 da manhã até as 15:30 da tarde deste sábado por causa do temporal que caiu sobre o Autódromo Ayrton Senna em Londrina. Pista alagada (bem ao estilo da pista de Suzuka no final de semana passado na prova de F1 o Japão), carros rodando na pista e a Direção de Prova agiu de maneira certa adiando a largada até que as condições melhorassem. A decisão só serviu para adiar o show de Yann Cunha (Equipe Bassan Motorsport) que da largada até a bandeirada não cometeu nenhum erro e venceu com sobra para ficar a apenas dois (2) pontos da liderança que continua com Bruno Andrade (Cesário Formula) que terminou em 2º lugar.
Erros por todos os lados
Enquanto Yann Cunha ia embora com Fabiano Machado em 2º, Lu Boesel ganhava duas posições para ficar em 3º, perseguido por Bruno Andrade em 4º e por Pietro Fantin (que perdeu muito tempo na largada) em 5º, todos muito perto em um belo espetáculo. A festa para Fantin durou apenas duas voltas já que na tentativa de roubar o 4º lugar de Bruno saiu da pista e ficou de fora. Bruno se atrasou bastante na manobra, mas manteve o 4º lugar, colocação não suficiente para conservar a sua liderança no campeonato. Foi quando Fabiano Machado, seguido muito de perto por Lu Boesel, foram ultrapassar a Guilherme Lago que vinha em 3º lugar na F3 Light. Fabiano acabou atolado fora da pista e Lu se atrasou muito. Bruno Andrade se aproveitou e herdou um 2º lugar providencial. Yann Cunha? Além de fazer a volta mais rápida da prova, chegou com 43s de vantagem sobre o segundo classificado e colocou uma volta sobre o 4º colocado Leonardo de Souza que fez uma prova para chegar e duas voltas sobre o 5º colocado Mateus Laba que ficou parado na largada.
Kid Campeão
Na categoria Light Fernando Kid Rezende finalmente voltou a vencer (foi sua 11ª vitória no ano) e conseguiu os pontos suficientes para se sagrar Campeão da F3 Light com quatro provas de antecipação. Festa total da família Rezende que respirou aliviada depois que o Kid rodou (360º) na penúltima volta e quase ficou fora da prova. “A corrida hoje foi muito difícil para mim porque depois do acidente de ontem a 215km/h a curva onde bati parecia que ficava me chamando”, disse o mineiro de 17 anos e que neste final de semana completará 400 corridas desde que começou a correr de Kart. “Eu chorei muito quando abracei meu pai e não tenho palavras para explicar a minha felicidade”, completou.
Em segundo, a 30s terminou o angolano Duarte Ferreira e em 3º Ronaldo Freitas uma volta atrás. Com esse resultado Ferreira se aproximou de Freitas e está separado por apenas seis (6) pontos do Vice Campeonato. Guilherme Lago (que bateu), Daniel Politzer (problema na largada) e Francisco Diaz (na largada não teve tempo de desviar de Mateus Laba (que ficou parado à sua frente) não cumpriram os 75% de prova necessários para pontuar.
Duas provas amanhã
O adiamento da 20ª prova provocou o adiamento da 21ª prova para domingo de manhã (8:30 já no novo horário de verão) exatamente aquela onde os seis primeiros da prova de hoje irão ocupar as posições invertidas no grid. Isso quer dizer que Duarte Ferreira larga na pole com Kid ao seu lado e Yann Cunha em 6º lugar, garantia de uma prova imperdível.