A Fórmula 3 Sudamericana Petrobras que terá sua 6ª etapa no próximo fim de semana no circuito urbano “Santa Fe Ciudad” que utilizará as ruas centrais da cidade como as avenidas 27 de Febrero que vai de norte a sul, e Leandro N Alem que cruza a cidade de leste a oeste.
O campeonato realiza em 2010 a 24ª temporada consecutiva, esta etapa terá a 21ª e 22ª corrida em circuito de rua e a próxima etapa em Piriapolis (Uruguai) mais duas, totalizando 23ª e 24ª corridas “callejeras” como se diz por aqui. Com isso a F3 tem uma média de 1 corrida de rua por ano.
Isso deixa claro que correr em circuitos dentro de cidades é uma tradição para a categoria de monopostos sul-americanos, mas a historia começa em 1987 com o mundialito de F3 Sudamericano. Vários anos antes, a Fórmula 2 Codasur (mãe da F.3.S) e anteriormente a Fórmula 2 Argentina, já haviam visitado Uruguai para correr em Punta del Este bem como em Colonia de Sacramento, porque aproximar o automobilismo ao publico sempre foi considerado muito importante para os dirigentes do Uruguai, Brasil e Argentina ligados a estas categorias nestas 3 ultimas décadas.
Santa Fe, com as duas corridas deste final de semana será a segunda cidade mais visitada pela categoria continental com 5 provas realizadas, sendo as três primeiras no pitoresco circuito do “Parque General Belgrano del Sur”, que deixou de ser usado a partir de 2008; no entanto esta cidade terá o orgulho de ter a primeira Formula 3 do mundo correndo com luz artificial imitando a sua irmã mais velha – a Formula 1 – que realiza corridas noturnas em Cingapura e Abu Dhabi.