Leonardo Cordeiro ganhou a 17ª etapa da F3 Sul-Americana e só reforçou sua posição de campeão da temporada. Cláudio Cantelli Jr (Bassan Motorsport), que largou em terceiro, perdeu a posição para Lucas Foresti, manteve-se em quarto lugar durante quase toda a prova, mas teve problemas na última volta e chegou em sexto lugar na categoria principal. Ainda assim, levou o título de vice-campeão da temporada 2009 da F-3 Sul-Americana e já pode comemorar o teste em uma das categorias do automobilismo europeu dentro do programa de formação de pilotos da Red Bull, que é garantido ao campeão e vice, tanto da categoria principal, quanto da Light.
Lucas Foresti (Cesário Fórmula), apesar de não conseguir mais matematicamente competir com Cantelli fez uma excelente prova: largou em quarto, logo no início passou Cantelli, depois assumiu o segundo lugar de Henrique Martins (Cesário Fórmula Jr) e manteve-se em segundo até o pódio. Atrás dele, Lu Boesel (Dragão Motorsport) que não subia ao pódio desde que venceu a 7ª etapa, na prova de Santa Cruz.
Mas, sem sombra de dúvidas, o destaque do dia foi Henrique Martins que além de conseguir o primeiro lugar da categoria Light, fez sua melhor corrida do ano, deixando para trás nove pilotos, sendo sete deles da categoria principal. Embora a pontuação das categorias seja independente, os carros largam juntos e Henrique Martins conseguiu ficar apenas 31s911 atrás do líder Leonardo Cordeiro e apenas 5s028 atrás de Lucas Foresti. Deu um show, e também já pode comemorar o prêmio da Red Bull na Europa, pois já ficou definido que o campeão e o vice da Light são Abbate e Martins, só não se sabe em que ordem. Isso porque hoje, Bruno Andrade não conclui a prova, se distanciou na pontuação e deixou os colegas isolados na liderança com uma diferença de apenas quatro pontos.
Na prova decisiva, amanhã às 12h30 no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais (Paraná), Henrique Martins sai à frente de Abbate no grid, mas a vitória não garante o campeonato, que também depende do desempenho de Abbate. Para Abbate basta um segundo lugar para comemorar o campeonato.
Confira abaixo o resultado da prova:
1º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 25 voltas a 31:15:075
2º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), a 26s883
3º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior), a 31s911- F3 Light
4º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), a 33s528
5º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior), a 42s885 – F3 Light
6º) Igor Veras (PropCar Racing), a 43s491
7º) Henrique Lambert (Razia Sports), a 45s935
8º) Claudio Cantelli (Bassan Motorsport), a 1m11s494
9º) Yann Cunha (Razia Sports), a 1 volta
Não concluíram a prova:
Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 9 voltas
Nilton Molina (PropCar Racing), a 11 voltas
Bruno Andrade (MX Sports), a 16 voltas – F3 Light
Melhor volta: Leonardo Cordeiro, na volta 14, a 147,17 Km/h.