A Fórmula 3 Sul-americana retorna a Curitiba para o desfecho da temporada 2009. O Autódromo Internacional de Pinhais estará aberto ao público para a realização da 17ª e 18ª etapas do ano. O título da categoria de monopostos mais veloz do continente foi definido por antecipação na última corrida em Campo Grande/MS, disputada no início do mês. Quem levou a melhor foi Leonardo Cordeiro, da Cesário Fórmula, com um retrospecto até agora de oito vitórias e 10 pole positions.
No entanto, muitas emoções ainda prometem agitar a última etapa dupla na capital paranaense. A distância entre o segundo e o terceiro colocados, Cláudio Cantelli Jr. e Lucas Foresti, está em 17 pontos. A segunda posição na classificação geral valerá uma semana de testes em uma categoria do automobilismo europeu dentro do programa de formação de pilotos da Red Bull. O prêmio será concedido aos dois primeiros colocados da categoria principal e também ao campeão e vice da Fórmula 3 Light.
Na F3 Light tudo segue indefinido e os três primeiros colocados ainda têm chances reais de levar o título. O piloto da Cesário Fórmula Jr. Raphael Abbate (118 pontos) tem a liderança ameaçada por seu companheiro de equipe Henrique Martins, que venceu duas das três últimas provas e diminuiu a diferença entre eles para apenas seis pontos. No terceiro lugar está Bruno Andrade (MX Sports), com 102 pontos, que nas últimas corridas tem surpreendido pelo desempenho e alcançado grandes resultados.