A próxima rodada da Fórmula 3 Sul-Americana tem tudo para ser a mais equilibrada da temporada. Isso porque o palco das 14ª, 15ª e 16ª etapas será o autódromo de Campo Grande, o mais visitado em 2009 pelas equipes da categoria mais rápida do continente.
“O diferencial vai ser largar bem. Lá é muito difícil ultrapassar e, com todo o equilíbrio previsto, o treino classificatório vai ser muito importante”, afirma o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), pole position das duas últimas corridas e terceiro colocado no campeonato.
A rodada tripla acontece neste fim de semana (06-08/11), com a programação começando com treino livre a partir das 10 horas desta sexta-feira. A segunda sessão será as 12h30, com o treino classificatório para a primeira corrida sendo realizado a partir das 15 horas.
Na última semana, todas as equipes participaram de extensas sessões de testes e coletaram muitos dados para o acerto dos carros, inclusive sobre o novo asfalto da pista. Algumas equipes chegaram a testar durante cinco dias. “Todas as equipes estiveram treinando na pista e sem dúvida conseguiram melhorar o carro”, afirma Henrique Lambert, que conseguiu seis pódios consecutivos – quatro segundos lugares – com o Dallara F309 da equipe Razia Sports.
Com tamanho equilíbrio, começar bem o fim de semana é fundamental. A diferença entre andar bem ou mal será nos décimos de segundo. “Apesar de a diferença ser apertada, talvez dê para recuperar tempo perdido, pois são três corridas. Mas estou confiante com nosso equipamento. Os testes foram muito bons, acredito que iniciaremos o fim de semana bem competitivo”, comenta o titular do Titans Group/Oi FM.
Mesmo com um final de semana recheado de atividades, Lambert não acredita que os pilotos vão poupar o equipamento durante as corridas. “Acho que todos vão buscar a vitória, sempre. Talvez a terceira corrida seja mais agressiva, mas creio que a tendência é que o fim de semana seja normal, como qualquer outro”, aposta o piloto carioca, que busca sua primeira vitória na F3.