Suzuki mantém terceira posição no campeonato

A primeira e a segunda posições do Campeonato Alemão de Fórmula 3 já estão definidas em favor dos companheiros de equipe Laurens Vanthoor e Stef Dusseldorp, mas a disputa pelo terceiro lugar na tabela segue intensa depois de encerrada a penúltima rodada dupla da temporada, neste domingo, no circuito de Sachsenring.

Mesmo estreando por uma equipe pequena e largando em último nas duas provas do final de semana por problemas nas sessões de classificação, o brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) se manteve em terceiro no campeonato e segue com boa vantagem para seus dois principais adversários na tabela, Nico Monien e Markus Pommer.

Neste domingo, Suzuki fez uma excepcional largada e pulou da 21ª para a 13ª posição ao final da segunda curva. O início em ritmo alucinante projetava uma corrida de recuperação surpreendente, mas um toque com Gary Houser, da equipe Racing Experience, atrapalhou a corrida do brasileiro.

“Acho que o Houser não me viu quando fui ultrapassá-lo, e acabamos nos tocando. Levei a pior porque parte da asa dianteira do meu carro ficou danificada, e não tive como manter o mesmo ritmo das primeiras voltas. Como consegui completar uma largada maluca e recuperar diversas posições, esperava um resultado melhor, mas só consegui concluir a corrida em décimo”, comentou o brasileiro.

Rafael Suzuki ainda marcou um ponto no campeonato, já que os pilotos Joey Foster e Peter Elkmann, que acabaram de chegar ao campeonato alemão pelas equipes HS Technik e Performance Racing – curiosamente os dois times pelos quais Rafael já havia competido nesta temporada –, não puderam somar pontos.

Com este resultado, ele chegou a 65 pontos na classificação geral, e manteve boa vantagem para Monien, que segue em quarto com 56. Na última etapa da temporada 24 pontos estarão em jogo, e quem vencer essa disputa particular conquista um resultado que, neste ano, está sendo ainda mais valorizado na categoria.

“Terminar o campeonato alemão entre os três primeiros colocados é um resultado ótimo, mas neste ano, em razão da imensa superioridade da equipe Van Amersfoort, chegar em terceiro significa vencer um campeonato paralelo. É uma colocação ainda mais valorizada neste ano, e por isso tenho me esforçado tanto para mantê-la. Quando tive condições, cheguei a disputar o vice, mas como fiquei sem equipe para correr três rodadas atrás, tive que lutar para me manter onde estou e espero confirmar essa posição na última rodada dupla da temporada”, analisou Suzuki.

A vitória na 16ª rodada do campeonato foi conquistada pelo campeão antecipado, Laurens Vanthoor. Seu companheiro de equipe, Stef Dusseldorp, largou mal, mas cruzou a linha de chegada em quinto e, com esse resultado, garantiu o vice-campeonato também por antecipação.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.