O piloto carioca Henrique Lambert (Titan Group/Oi FM), 22 anos, acaba de acertar com a Razia Sports sua participação nesta temporada da F3 Sul-americana, principal categoria de base do automobilismo sul-americano. Campeão da Fórmula São Paulo em 2008, Lambert correu as etapas no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de julho, mas só acertou definitivamente sua presença nesta semana.
“Estou muito feliz com a oportunidade que Razia Sports está me proporcionando e vou dar o máximo para retribuir nas pistas”, afirma o piloto, que conta com o apoio do Titan Group e da Oi FM. Lambert complementa que voltar a acelerar um carro de Fórmula 3, principalmente o novo modelo Dallara F-309, é muito estimulante. “O novo chassi é muito bom. Realizei um primeiro treino em Interlagos, no mês de maio, e em uma das etapas do Rio de Janeiro consegui chegar na quinta colocação. Estou confiante que será uma boa temporada de aprendizado e quem sabe andar entre os primeiros”, destaca.
O chefe da equipe Razia Sports, Sidney Guerreiro, ressalta que as expectativas para a participação do piloto são boas. “Lambert vem apresentando uma adaptação rápida ao carro. Já em seus primeiros treinos com o novo chassi andou bem e a cada treino sua performance tem evoluído”, afirma.
Para Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT, empresa responsável pela gestão e organização da Fórmula 3 Sul-americana, a chegada de Lambert dá gás à disputa. “Percebemos que os pilotos estão motivados a conquistar o campeonato, em parte pela experiência que este fato agrega ao currículo destes jovens, mas principalmente pela possibilidade de testarem um monoposto na Europa na premiação oferecida pela Red Bull. E o ingresso de um talentoso piloto como o Lambert só agrega à categoria, pois estimula a competitividade”, explica Motta.
A carreira
O carioca Henrique Lambert está envolvido com o esporte motor desde o cinco anos de idade, quando iniciou no kart. Apesar de ainda não ter idade mínima para correr, o piloto conseguiu a licença e desde então a paixão pelo automobilismo só cresceu.
“Correr é estimulante e o mais curioso é que eu comecei a correr antes mesmo de ser alfabetizado. Uma passagem engraçada na minha vida foi quando estava em um treino no início da minha carreira no kart e o fiscal levantou a placa informando que faltavam três minutos para encerrar o treino. Estava na minha melhor volta, mas ao ver a placa levantada resolvi parar no box. Ao chegar todos vieram ao meu encontro para entender o que tinha ocorrido, por que havia parado na minha melhor volta e então disse que não tinha entendido o que estava escrito na placa, porque ainda não sabia ler”, relembra.
Em 2005, Lambert foi campeão de kart paulista e carioca. No ano de 2006 correu na categoria graduados da Copa do Brasil e, em 2008, conquistou a Fórmula São Paulo.