O brasileiro Tiago Geronimi teve uma sexta-feira (31) repleta de emoções no circuito alemão de Oschersleben, palco da quinta rodada dupla do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Durante o primeiro treino livre, realizado na manhã desta sexta, o carro do piloto da equipe francesa Signature resvalou na grama que ladeia o traçado, perdeu o apoio e escapou na penúltima curva, o que resultou em um acidente de forte impacto. Por ser uma curva de alta velocidade, o carro sofreu sérios danos e Geronimi correu o risco de ficar de fora do treino classificatório.
No entanto, a equipe trabalhou intensamente para que o piloto conseguisse participar da tomada de tempo. “Eu vinha forte, tentando melhorar meu tempo, e aí uma roda traseira ‘pisou’ na grama. Foi o suficiente para o carro perder o apoio e sair da pista. O lado esquerdo ficou bastante danificado, mas felizmente eu não sofri nada. A equipe trabalhou por cinco horas seguidas para que tivéssemos chance de participar do treino classificatório. Eles estão de parabéns”, afirma. “O carro ficou pronto no meio do treino, então cheguei para classificar sem muita referência e sem ter treinado com pneus novos”, acrescenta.
Como a Signature teve de trocar o motor do carro de Tiago, o piloto perderá 10 posições no grid. “Tivemos que trocar o motor por causa dos danos, mas o carro agora parece estar bom, vamos aguardar para ver como reage na corrida”, conclui o competidor, que conquistou o 18º tempo na classificação.
A pole position ficou com o francês Valteri Bottas, da equipe ART Grand Prix, com o tempo de 1min21s170. O alemão Christian Vietoris (Mücke Motorsport) garantiu a segunda posição, seguido pelo líder do campeonato e companheiro de Bottas na ART, o francês Jules Bianchi.