Leo Cordeiro inicia testes com o novo carro

Após a chegada das últimas peças, o Dallara F309 vai para a pista neste fim de semana. Leonardo Cordeiro e sua equipe, a Cesário Fórmula, começam a testar o carro que vai equipar o Sul-Americano de F-3 em 2009. Os dois dias de testes serão em Brasília, onde está programada a prova de abertura da temporada, dia 23 de maio. “A expectativa é grande para ver como é a reação deste modelo utilizado nos mais importantes campeonatos da categoria no mundo”, revelou Leonardo, uma das principais promessas do automobilismo brasileiro.

Segundo os técnicos da fábrica italiana, o carro 2009 é cerca de 15% mais eficiente do que o de 2001, utilizado no continente até a temporada passada. “É um modelo bem nascido. Sabemos que ele contorna a Curva 1 do autódromo de Valência a 210 Km/h, enquanto um carro da prestigiada GP2 só consegue atingir 200 km/h naquele trecho de alta”, informa o piloto de São José dos Campos.

A adoção deste modelo que equipara o Sul-Americano aos principais campeonatos da categoria fez Leonardo optar por ficar mais uma temporada no Brasil. Mas, ele lembra que, apesar das referências de testes realizados em outros continentes, os sul-americanos vão ter que começar do zero. “Diferente de outros campeonatos, que usam os pneus Avon, Michelin ou Dunlop, adotamos o Pirelli. É um pneu muito bom, mas que vai exigir um acerto próprio”, explicou. Este mesmo raciocínio é válido para o motor Berta, que garante ao Sul-Americano o título de mais veloz F-3 do mundo.

Além da expectativa, também é grande a confiança de Leonardo em um bom campeonato. Após ter cumprido uma temporada completa pela Cesário Fórmula, ele acredita que a experiência acumulada em 2008 vai ajudar na descoberta dos segredos do novo carro. Os bons resultados obtidos no fim do último ano também deixam o piloto otimista. Além de ter vencido na penúltima etapa do campeonato passado, em Curitiba, Leonardo foi o campeão da Seletiva de Kart Petrobrás.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.