A mais famosa categoria de acesso para a Fórmula 1 chega ao tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra, para disputa da segunda rodada dupla neste final de semana (2 e 3). A princípio, o Campeonato Inglês de Fórmula 3 deveria disputar uma corrida em Donington Park no dia 26 de abril, mas devido às obras em andamento naquele autódromo a etapa foi transferida para o mês de julho.
Com a mudança, os testes realizados em 16 de abril – também em Silverstone – ganharam ainda mais importância. Para o piloto da T-Sport na National Class (divisão de base da F-3 britânica), Gabriel Dias, aquela ocasião foi fundamental para ampliar seu conhecimento sobre o carro e o traçado. “Mesmo com o treino acontecendo com pista molhada, valeu muito a pena. Era meu primeiro teste e, com a chuva, você é forçado a desenvolver uma pilotagem mais cuidadosa. Mas o teste, no geral, foi muito bom. Conseguimos andar forte, e isso animou a todos na equipe”, destacou o piloto.
Primeiro pódio – A equipe T-Sport já colheu bons resultados na rodada dupla que abriu a temporada da F-3 Inglesa, realizada em Oulton Park. Na primeira corrida, o piloto curitibano conquistou um segundo lugar na National Class, estreando já no pódio da categoria. No dia seguinte, na prova complementar, contudo, o brasileiro foi envolvido em um acidente logo na primeira curva. Seu companheiro de equipe, Wayne Boyd, que disputa a divisão International, escapou sem controle pela grama, voltou ao traçado e acertou em cheio a roda traseira esquerda do Dallara-Mugen Honda de Gabriel Dias. O carro do brasileiro foi jogado para fora, indo parar na área de escape, e Dias teve que abandonar a corrida.
O bom desempenho em Oulton se soma ao bom relacionamento que Gabriel vem construindo com a equipe. O piloto tem aproveitado o bom entrosamento com engenheiros e mecânicos. “Vou quase todos os dias para a oficina. Tem muita coisa para fazer, ajudar, estudar… A equipe me mostra vídeos, dados da telemetria e outras informações que são importantes para um conhecimento aprofundado do carro”, conta Gabriel Dias.
Forte concorrência – O grid da F-3 contará cerca de 20 pilotos, que brigarão pela vitória neste fim de semana em Silverstone. Gabriel Dias destaca o nível dos rivais: “São todos pilotos muito bons na National, em especial o (britânico Daniel) Mackenzie. Ele já tem experiência na Inglaterra, com dois anos de F-BMW Inglesa e fez a F-Renault Eurocup comigo”, detalha Gabriel. “É um grid bastante agressivo e de muita qualidade. Meu objetivo não é brigar pelo título da National. Com a concorrência de bom nível que temos em 2009, essa seria uma façanha realmente para comemorar”, conta o curitibano de 18 anos.
A rodada – Gabriel Dias ocupa a terceira colocação na tabela da National Class, com 15 pontos. A liderança é do inglês Daniel McKenzie, que soma 42. A programação no circuito de Silverstone tem inicio na sexta-feira (1º) com os treinos livres. Os treinos classificatórios para ambas as corridas acontecem no sábado (2) e a 3ª e 4ª etapas serão disputadas no domingo (3).