O belga Laurens Vanthoor confirmou o favoritismo e venceu a etapa de abertura da Fórmula 3 Alemã, realizada neste domingo (12) no Oschersleben Motorpark, autódromo localizado na pequena cidade da região de Magdeburger Börde, no Nordeste do país. Largando na pole position, ele liderou a dobradinha da equipe Van Amersfoort e recebeu a bandeirada com uma vantagem de pouco mais de dois segundos sobre seu companheiro de box, o holandês Stef Dusseldorp.
Único brasileiro na competição, o paulista Rafael Suzuki (SVLabs) passou perto do pódio e fechou o fim de semana com os primeiros pontos no campeonato. Terceiro colocado no grid, ele chegou a cair para quinto na confusão da largada, mas recuperou uma posição ao longo da prova e recebeu a bandeirada em quarto.
A corrida deste domingo teve pouco mais de 15 minutos de bandeira verde. Em virtude de um acidente na largada envolvendo os carros de David Hauser e Willi Steindl, a direção de prova ordenou a entrada do safety car antes mesmo do fim da primeira volta. Em uma pista cujas características dificultam ao máximo as manobras de ultrapassagem, os oito giros dados atrás do carro de segurança complicaram a vida de quem precisou recuperar posições.
“A corrida não foi tão boa quanto eu gostaria, mas esse quarto lugar foi importante para o campeonato”, disse o brasileiro. “Não larguei bem e fiquei espremido atrás do terceiro colocado, o que acabou me fazendo perder mais uma posição. Como essa é uma pista que gera muita pressão aerodinâmica, é difícil contornar as curvas muito próximo do piloto que está à frente, e isso dificulta as ultrapassagens. Mesmo estando mais rápido, levei quatro voltas para recuperar o quarto lugar, e não tive mais tempo para brigar pelo terceiro”, acrescentou o brasileiro.
A rodada dupla de abertura da Fórmula 3 Alemã prossegue nesta segunda-feira, com a realização da última corrida da programação. O grid de largada para o evento final foi definido na manhã deste domingo, e terá Rafael Suzuki na quarta posição. A exemplo da sessão anterior, a dupla da equipe Van Amersfoort fechou a primeira fila. O terceiro posto ficou com o suíço Rahel Frey, que não participou do treino de sábado e, por isso, era o único entre os primeiros com dois jogos de pneus novos disponíveis para essa tomada.
“Nesta corrida largar bem vai ser novamente importante, e espero que tenhamos a chance de disputar todos os 30 minutos com bandeira verde”, disse Suzuki. “Nosso carro foi constante nos treinos com pneus usados, e por isso acredito que, sem tráfego, seja possível desenvolver um ritmo melhor”, encerrou o brasileiro. Confira o resultado completo da primeira corrida da F-3 Alemã em 2009:
1) Laurens Vanthoor (BEL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), 31min01s316
2) Stef Dusseldorp (HOL, Van Amersfoort Racing – Dallara Volkswagen), a 02s607
3) Rahel Frey (SUI, Jo Zeller Racing – Dallara Mercedes), a 09s436
4) Rafael Suzuki (BRA, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 12s722
5) Marco Oberhauser (AUS, Neuhauser Racing – Dallara Mercedes), a 21s446
6) Markus Pommer (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 22s808
7) Bernd Herndlhofer (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 23s110
8) Max Nilsson (SUE, Swiss Racing Team – DallaraMercedes), a 29s840
9) Andderly Fong (CHI, Performance Racing – Dallara Volkswagen), a 30s267
10) Sergey Chukanov (UCR, ArtLine Racing – Arttech F24 Opel), a 44s446
11) Shirley Van der Lof (HOL, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 45s067
12) Vladimir Semerov (RUS, ZyXEL RRT – Dallara Mercedes), a 45s368
13) Francesco Lopez (GER, Francesco Lopez – Dallara F304 Opel), a 46s195
14) Mika Vähämäki (FIN, ADRF – Dallara F304 Opel), a 49s101
15) Victor Shaitar (RUS, ArtLine Racing – Arttech F24 Opel), a 55s900
16) Nikolay Martenso (RUA, Team Jenichen Motorsport – Dallara F304 Opel), a 1min05s097
17) Nico Monien (ALE, Zettl Sportsline – Dallara Mercedes), a 1min06s898
18) Gary Hauser (LUX, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 1min10s308
19) Luca Iannaccone (ITA, Rhino’s Leipert Motorsport – Dallara F304 Opel), a 1 volta
20) Nicolas Marroc (FRA, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 16 voltas
21) David Hauser (LUX, Racing Experience – Dallara Mercedes), a 18 voltas
22) Willi Steindl (AUS, HS Technik Motorsport – Dallara Mercedes), a 18 voltas
