Temporada inglesa começa com três brasileiros

Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Chico Serra, Ayrton Senna, Maurício Gugelmin, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Mario Haberfeld, Antonio Pizzonia e Nelsinho Piquet. Todos os onze brasileiros campeões da Fórmula 3 Inglesa tiveram a chance de guiar um carro de Fórmula 1. Não é apenas uma feliz coincidência. É a maior prova da importância da tradicional categoria de base européia na formação de pilotos. Por todo o histórico, um passo considerado indispensável por Adriano Buzaid, que estreia na Fórmula 3 Inglesa em 2009.

O brasileiro, aos 20 anos de idade, chega à categoria como uma das principais revelações da temporada passada da Fórmula Renault Inglesa. Fechou um acordo para correr pela T-Sport, com chassi Dallara e motores Volkswagen, montadora que volta ao campeonato onde foi campeã pela última vez em 1989, pelas mãos de David Brabham. Apesar de ser o único representante do país na classe principal do evento, ele terá no grid a companhia de dois outros brasileiros, estes inscritos pela National Class, que usa carros menos desenvolvidos.

Um deles, aliás, dentro da própria equipe, a T-Sport. Será o paranaense Gabriel Dias. O outro confirmado é Victor Correa na Litespeed F-3. O campeonato começa nesta segunda-feira (13), em Oulton Park, com bastante otimismo por parte de Adriano Buzaid. Ele encerrou a pré-temporada como o mais rápido nos testes em Silverstone. “Os treinos foram bons, mas para esta primeira corrida só estou pensando em pontuar bem, de preferência entre os seis primeiros, o que é muito importante para o campeonato”, afirma.

“Nos dois anos que eu fiz de Fórmula Renault Inglesa, vi que os pilotos que saíam de lá para cá conseguiam encerrar a temporada entre os primeiros colocados porque seguiam uma estratégia de bastante regularidade”, explica. É o que ele quer no momento. Favoravelmente, pesa o fato de Adriano Buzaid conhecer o circuito de Oulton Park, onde já treinou duas vezes com o carro da Fórmula 3 Inglesa. “Parece uma montanha russa”, compara. “É cheio de subidas e descidas, curvas cegas… É uma pista desafiadora”, analisa.

Principalmente quando chove. E a previsão, como é comum na Inglaterra, é de tempo ruim para o fim de semana. Os treinos livres começam na sexta-feira (10). Adriano Buzaid terá nas duas corridas de segunda-feira uma inovação que não foi experimentada na pré-temporada: um novo escapamento para o motor Volkswagen. “Não sei dizer o quanto isso deve melhorar a performance, mas o rendimento já estava muito bom nos últimos testes, então a expectativa é que a nova peça venha para dar um ganho”, revela.

A primeira das duas corridas da Fórmula 3 Inglesa na segunda-feira está marcada para às 07h15 no horário brasileiro. A segunda será realizada às 11h50. Os treinos classificatórios serão realizados no sábado (11). Não haverá nenhuma atividade no domingo (12) em função do feriado de Páscoa. A temporada da categoria terá um total de vinte corridas, divididas em dez rodadas duplas. A maioria na Inglaterra, mas há também etapas marcadas para fora do país, em Portugal, na Alemanha e na Bélgica.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.