Um dos principais celeiros de novos campeões mundiais volta às atividades oficiais em 2009. No próximo fim de semana (10-13/04), em Outon Park, começa mais uma temporada da Fórmula 3 Inglesa, principal competição da categoria em todo o mundo. Em seu segundo ano na Inglaterra, o mineiro Victor Correa (Unifenas) fará sua estréia na modalidade, na classe National. “As equipes de classe International ficam de olho nos pilotos da National. E eles têm noção do equipamento que cada um usa. Então, nossa classe é realmente uma vitrine para a próxima temporada”, afirma. O jovem piloto de 18 anos segue os passos de seu ídolo Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, que disputaram e venceram o certame antes de ingressarem na Fórmula 1.
O principal desafio de Victor Corrêa este ano é desenvolver o carro da equipe Litespeed. Além de disputar as 10 rodadas duplas do campeonato, ele será o piloto de testes oficial no desenvolvimento do chassi SLC R1, visando a disputa da classe International em 2010. Durante a pré-temporada o alfenense já pôde se familiarizar melhor com o seu bólido “Este carro funciona muito bem em curvas lentas. Ainda temos deficiência em curva de alta velocidade”, explica o quarto colocado na Fórmula Ford Inglesa em 2008.
Nas oportunidades em que testou o equipamento, Victor identificou que existem muitos pontos a serem trabalhados em seu carro. “São muitos detalhes, que vão de geometria até aerodinâmica”, ressalta. O foco principal do representante da Unifenas não é obter resultados imediatos, mas sim aprender as características do chassi e trabalhar com seu engenheiro para sua melhoria. “Estamos conseguindo evoluir a cada vez que testamos. Caminhamos pra frente e continuaremos assim”, garante o piloto da Litespeed. Vale lembrar que enquanto quase todos os outros pilotos competem com o chassi italiano Dallara, Victor será o único a correr com o inglês SLC R1 na temporada.
Em 2009, a Fórmula 3 Inglesa terá 19 pilotos de 11 países diferentes. Além de Victor, mais dois brasileiros vão disputar o campeonato: Adriano Buzaid e Gabriel Dias. Ao todo serão disputadas 20 etapas, sempre no sistema de rodadas duplas, em circuitos de quatro países diferentes (Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Portugal).
Entre os pilotos que a F3 Inglesa já revelou para a F1, estão os brasileiros campeões mundiais, o escocês tri-campeão Jackie Stewart, o finlandês bicampeão Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e o inglês Jenson Button, atual líder da categoria máxima do automobilismo.