O piloto paranaense Leonardo de Souza, de 23 anos, confirmou sua participação na temporada 2009 da Fórmula 3 Sul-americana. Em seu segundo ano na categoria, ele correrá novamente pela Kemba Racing, com a qual obteve 24 pontos em 2008, terminando o campeonato na nona colocação.
Leonardo acredita que a Fórmula 3 Sul-americana terá um crescimento significativo em 2009, graças ao trabalho que vem sendo feito pela 63MKT, empresa responsável pela gestão da categoria, e que tem tudo para voltar a ser uma das grandes categorias do automobilismo na América do Sul, principalmente no Brasil.
O piloto pretende aproveitar o momento para se concentrar nos bons resultados ao longo da temporada. Para isso, tem feito diversos treinos na pista para testar os novos equipamentos que serão usados em seu carro, como suspensão e amortecedor.
“Este ano, meu foco é aprender um pouco mais sobre o acerto do carro para entender melhor o comportamento dele na pista e poder conversar com os mecânicos e o chefe de equipe na linguagem deles”, explica Souza.
A carreira nas pistas
Leonardo de Souza começou a correr em 1999 no kart, aos 13 anos, onde conquistou o tricampeonato sul-brasileiro da categoria, em 2001, 2003 e 2004, além dos campeonatos paranaense e catarinense, em 2001 e 2003, respectivamente.
Depois do kart, correu em 2005 e 2006 na Fórmula Renault em sua própria equipe, a Kemba Racing. Em 2007, ficou parado em função da extinção da categoria, retornando às pistas em 2008, já pela Fórmula 3 Sul-Americana, onde pontuou com regularidade na últimas três etapas do campeonato, em Santa Cruz do Sul (RS), Curitiba (PR) e Interlagos (SP).