O piloto Denis Navarro (Cesário Fórmula Junior) obteve sua terceira vitória no campeonato sul-americano da Fórmula 3 ao vencer a 17ª etapa da temporada, disputada nesta tarde no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Com o resultado da corrida de hoje, Nelson Merlo aumentou ainda mais suas chances de conquistar o título da temporada de 2008 da Fórmula-3 Sul-Americana. Mesmo com uma vitória de Pedro Enrique, basta ao piloto da RC3 Bassani chegar na sétima posição, pois assim, ambos estariam empatados em pontos, mas Merlo sai em vantagem no total de vitórias.
A corrida começou de forma emocionante, graças a Leonardo Otero. O piloto da Dragão Motorsport largou em quinto e fez uma belíssima manobra na entrada do S do Senna, ganhando quatro posições e assumindo a liderança. Já o pole position Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) não largou bem, caiu para a sétima colocação, e precisou fazer uma corrida de recuperação, terminando em quarto.
Otero manteve a ponta até a sexta volta, quando foi ultrapassado por Denis Navarro na entrada da Curva do Lago. Logo atrás, vinha o líder do campeonato, Nelson Merlo, seguido por Pedro Enrique, que por algumas voltas chegou perto de conseguir a terceira posição de Merlo. Com o abandono de Otero na 11ª volta, os dois concorrentes ao título ganharam uma posição cada, tornando o duelo ainda mais acirrado.
“Larguei em oitavo, o que já era complicado para mim, mas com os pneus novos consegui manter um ritmo bem forte no começo da corrida, o que me permitiu fazer várias ultrapassagens até encostar no Merlo. Depois, meu carro começou a sair de frente e a trepidar, me obrigando a exigir muito dos freios e a administrar a terceira posição”, explicou Pedro Enrique.
Para Nelson Merlo, a corrida foi importante para somar pontos e administrar a vantagem sobre Pedro Enrique na classificação geral. “Hoje eu poderia ter arriscado mais, principalmente na largada, mas preferi ter um pouco de cautela para não me envolver em um acidente. Para a corrida de amanhã, a melhor estratégia é andar forte para manter a concentração. A única preocupação será evitar um desgaste excessivo do motor”.
Para Pedro Enrique, a estratégia para a última prova é apenas uma: chegar na frente. “Na corrida de domingo, só penso em ganhar, ganhar e ganhar. O resto será conseqüência. Caso eu consiga o título, o mérito será meu e de toda a equipe”, concluiu.
Confira abaixo o resultado da 17ª etapa:
1º) Denis Navarro (Bra), 20 voltas em 31:13.016 (média de 165.64 km/h)
2º) Nelson Merlo (Bra), a 4.588
3º) Pedro Enrique (Bra), a 9.987
4º) Leonardo Cordeiro (Bra), a 10.734
5º) Leonardo de Souza (Bra), a 17.978
6º) Nilton Molina (Bra), a 21.620
7º) Werner Neugebauer (Bra), a 30.381
8º) Fernando Galera (Bra), a 30.918
9º) Paulo José Meyer (Bra), a 1:11.120
10º) Renan Bussière (Bra), a 2 voltas
11º) Leonardo Otero (Bra), a 8 voltas
12º) Yann Cunha (Bra), a 13 voltas
Melhor Volta: Denis Navarro (Cesário Fórmula Junior) – 1min32.588