Bandeiras vermelhas prejudicam estreantes no RS

A sexta-feira, primeiro dia de treinos livres para a etapa de Santa Cruz do Sul (RS) da Fórmula 3 Sul-Americana, terminou de forma confusa no circuito gaúcho. Entre os dois treinos livres e a tomada oficial de tempos para a corrida de sábado, foram seis bandeiras vermelhas, que dificultaram a vida, principalmente, dos pilotos estreantes na competição. Com seu traçado seletivo, o circuito gaúcho exige tempo para a adaptação dos pilotos, e as paralisações impediram que os novatos aproveitassem plenamente as já escassas oportunidades de treinos.

“Quem já conhecia a pista levou bastante vantagem hoje. Com tantas paralisações, eu não pude aproveitar quase nada para desenvolver o acerto do carro”, lamentou o carioca Leonardo Otero, que completou apenas 30 voltas pelo circuito durante o dia todo. “Para piorar, na tomada de tempos quebrou o pinhão da transmissão do meu carro e perdi quase metade do treino classificatório para que a equipe pudesse fazer o reparo”, completou Otero, que larga na sétima posição do grid neste sábado.

O chefe de equipe da Dragão Motorsport, Luiz Trinci, também analisou o motivo de tantos incidentes e paralisações durante os treinos. “Santa Cruz é uma pista muito técnica e difícil. Por ser pouco usada, existe muita sujeira fora do traçado ideal, e nesse ponto, ela pode ser comparada à de Campo Grande (MS), só que um pouco mais complicada. Por isso, quando o piloto tenta expandir seus limites, fica mais próximo do erro e, conseqüentemente, sai da pista”, avaliou o engenheiro.

Sobre o rendimento de Otero, no entanto, ele foi otimista. “Considerando todas as paralisações e problemas que tivemos hoje, acho que a quarta fila no grid não chega a ser um resultado ruim. Temos potencial para melhorar o carro durante o sábado, e chegar mais fortes para a corrida. Enquanto isso, o Leo acumula quilometragem e pode, também, aproveitar melhor o carro”, finalizou.

A primeira prova do fim de semana para a Fórmula 3 – valendo a 13ª etapa do campeonato – será neste sábado e está marcada para às 12h50. Antes dela, porém, os pilotos fazem a tomada de tempos para prova de domingo – às 9h25.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.