Campeão antecipado da Fórmula-3 Sul-Americana, Danilo Dirani conquistou sua 13ª pole position na temporada da mais tradicional categoria continental. Na tarde desta sexta-feira, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, Dirani completou os 5.475 metros do veloz traçado em 1m48s959, média de 180,89 km/h. Daniel Landi ficou em segundo lugar com 1m48s973, apenas 14 centésimos de segundo atrás. A terceira posição no grid da corrida deste sábado às 12 horas é DE Alan Hellmeister, com 1m49s078.
“Mesmo já sendo campeão e estar descontraído e sem pressão, esta foi a pole mais difícil que fiz na Fórmula-3 Sul-Americana. Não sei o motivo, mas enfrento dificuldades Felizmente fui bem na tomada de tempos e fiz outra pole. Agora estou numa fase de pensar mais em quebrar recordes do que em outra coisa. É vai ou racha”, brincou Dirani.
Daniel Landi, que em dois dos treinos livres da manhã foi o mais veloz, se disse contente pelo fato de sair na frente dos outros dois pilotos que brigam com ele pelo terceiro lugar na classificação geral do campeonato.
“A diferença entre eu e o Danilo foi mínima, pois 14 centésimos é muito pouco. Foi pena ter deixado escapar minha primeira pole, pois o carro estava muito bom. Agora quero correr atrás da primeira vitória”.
Depois de se manter na frente durante a maior parte do treino classificatório, Alan Hellmeister acabou por perder a pole nas duas últimas voltas.
“Erramos na tática. Saí na frente e meu tempo virou referência para eles. Fico triste, pois tinha carro para largar em primeiro. Mas o importante é que estou brigando pela vitória e junto com os outros dois na disputa pelo terceiro lugar”, completou Alan numa referência a Landi e Xandynho Negrão, que larga na quarta posição.
Na Fórmula-3 Light, Daniel Lancaster, vice-campeão da temporada, fez sua sexta pole em 2003 e briga pela quarta vitória. Ele já ganhou em Campo Grande, Curitiba e Oberá.
“De verdade não tive muito trabalho para fazer esta pole. Procurei não me arriscar muito para evitar uma batida e ter o carro com problemas na corrida”, explicou Lancaster.