Sudam: Xandinho briga pela 3ª posição

A temporada 2003 da Fórmula 3 Sul-Americana termina neste fim-de-semana (15 e 16/11), com a disputa da 17.ª e 18.ª etapas, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). O piloto da Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports Xandinho Negrão espera finalizar seu ano de estréia na categoria mais rápida da América Latina da mesma maneira que começou: com uma vitória no circuito-sede da sua equipe. “Queria muito fechar o ano com uma vitória, assim como eu comecei em Campo Grande, quando ganhei a segunda etapa”, disse Xandinho Negrão, o piloto que mais conhece os segredos da pista brasiliense.

“O fato da sede da nossa equipe ser no Autódromo de Brasília, com certeza, vai facilitar o nosso trabalho para esta última rodada. Temos plenas condições de brigar pela vitória”, explica Xandinho, da Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports. Sobre as características da pista, o piloto de 18 anos acredita que só terá problemas caso chova no dia da corrida. “É uma pista bastante seletiva, com curvas de alta velocidade, de média para alta, de baixa velocidade. Não é complicada de pilotar, mas o único problema pode acontecer caso chova. Aí a situação muda de figura.”

Com 123 pontos na tabela de classificação, Xandinho ocupa a quarta posição, um ponto a menos que o terceiro colocado, o paulista Alan Hellmeister (Amir Nasr), e já pensa na temporada 2004, quando pretende disputar o título e só então se transferir para o automobilismo europeu — o campeão antecipado Danilo Dirani (Cesário F3) tem 282 pontos. Este ano, o jovem piloto foi o único que pulou diretamente do kart para os carros da F-3 e, segundo ele, ir para a Europa já na próxima temporada seria perigoso para a sua carreira. “É um assunto complicado, mas posso dizer que eu não posso me precipitar. Não adianta nada pensar que já aprendi tudo e chegar lá e quebrar a cara”, diz Xandinho.

“Aprendi muito este ano e sei que tenho muito ainda o que aprender sobre a Fórmula 3. Quero fazer um trabalho muito bom na próxima temporada para aí sim buscar o sucesso nas pistas da Europa”, lembrou Xandinho Negrão, muito contente com o desempenho no seu primeiro ano na categoria. “Confesso que no início achava que poderia ter vencido umas três corridas. Infelizmente, por enquanto, não consegui isso. Mesmo assim, considero o meu desempenho bom. Mais maduro e experiente, vou poder brigar pelo título em 2004. Estou confiante nisso”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.