Sudam: Danilo Dirani busca mais recordes

Depois de conquistar o título da Fórmula-3 Sul-Americana com três corridas de antecedência, o piloto Danilo Dirani agora quer quebrar recordes. No próximo final de semana, no Autódromo Internacional de Brasília, na nona e última rodada dupla da F-3, Dirani precisa de uma vitória para se transformar no segundo maior vitorioso da história da 17ª temporada da mais importante categoria continental. Em duas temporada na F-3 Sul-Americana, ele venceu 15 corridas (duas em 2002 e 13 nesta temporada) e se igualou a Nelsinho Piquet, campeão do ano passado, com 15 vitórias. O maior vencedor de todos os tempos é Nestor Furlan, com 37 vitórias em 12 temporadas.

“Estarei em Brasília sem pressão e só pensando nas corridas. Se der, quero fazer duas poles, duas voltas mais rápidas e conseguir duas vitórias”, disse Dirani.

Desde o início da temporada, o vice-campeão de 2002 era considerado o maior favorito para vencer em 2003. Ele evitou se colocar pressão excessiva e acabou por confirmar o título internacional.

“No começo do ano não pensava em nada. Queria vencer corridas. Agora que já sou campeão e existe a possibilidade de ser recordista sozinho, vou tentar”, disse Dirani, que com mais duas vitórias passa a ser o maior ganhador em uma temporada.

A conquista do título da Fórmula-3 Sul-Americana abriu algumas portas na Europa para Danilo Dirani. Ele e pessoas próximas estão definindo onde será a sequência da carreira, pois existem três possibilidades. A primeira seria seguir o caminho de Nelsinho Piquet, que nesta temporada fez seu primeiro ano na F-3 Inglesa e conquistou quatro vitórias, fez seis poles e subiu oito vezes no pódio da categoria. A segunda seria disputar a Fórmula-3 Européia, menos observada pelos donos de equipes da Fórmula-1 o sonho de Dirani -, mas uma boa opção.

“Até este final de semana espero ter uma resposta. Além das duas possibilidades de correr na F-3 tenho também uma porta aberta na Super Nissan”, disse Dirani.

Segundo disse Dirani, o título na F-3 Sul-Americana e com expressivos números como foram o da conquista, o ajudou muito na busca por um cockpit de uma equipe competitiva na Europa. Ele recomenda que os garotos novos, vindos do kart usem a F-3 como um importante degrau para se chegar às mais importantes categorias de automobilismo do mundo.

“Sem dúvida que é um excelente caminho para quem vem do kart. Fiquei dois anos e a F-3 foi uma escola excepcional, pois temos um dos melhores chassis do mundo e os pilotos têm a chance de andar num carro bom e de poder treinar, o que não acontece em outras categorias menores. Piloto para aprender a guiar tem de andar o máximo que puder”, disse Dirani.

A Fórmula-3 Sul-Americana tem promoção da Vicar Promoções. A supervisão é da Confederação Sul-Americana de Automobilismo (Codasur) e o patrocínio é da Pirelli.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.