Centralina do motor prejudica Leonardo Otero

A quinta e sexta etapas da Fórmula 3 Sul-Americana 2008 começaram para valer nesta sexta-feira (13), com os pilotos entrando na pista do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília (DF) para duas sessões de treinos livres e a primeira tomada de tempos do final de semana – que definiu o grid de largada para a corrida deste sábado. O piloto carioca Leonardo Otero sofreu com problemas na centralina eletrônica do seu motor Berta e acabou ficando com a oitava posição no grid.

Depois de figurar entre os quatro mais rápidos nos treinos livres, Otero e a equipe BEM Racing estavam confiantes para uma boa apresentação na tomada de tempos. Mas a centralina, componente que gerencia eletronicamente o motor do Fórmula 3, apresentou falhas que e acionava o limitador de giros do motor bem antes da faixa ideal. Na pista mais longa do país, com 5.475 metros, a falta de potência total do propulsor acabou fazendo diferença.

“O motor cortava o giro com 5.700 rotações por minuto, quando o normal é isso acontecer com 6.700 rpm. É quase como correr sem acelerar até o fundo”, contou o piloto depois da tomada de tempos. “Apesar de não ter conseguido uma boa posição no grid, estou tranqüilo porque sabemos exatamente onde está o problema e podemos reparar isso para o sábado”, comentou Otero.

A pole-position da quinta etapa ficou com o paulista Pedro Nunes da Cesário Fórmula. Ele vai dividir a primeira fila com Nelson Merlo, piloto da Bassani Racing. Os dois foram os vencedores das duas últimas etapas do campeonato 2008. A Fórmula 3 Sul-Americana volta à pista na manhã deste sábado, às 9h40, para a tomada de tempos que determina a ordem de largada na 6ª etapa. A primeira corrida do final de semana está marcada para às 13h.

“Resolvido este problema eletrônico, acredito que tenho um carro competitivo para a segunda tomada de tempos e para a corrida. Andamos entre os primeiros nos treinos livres e isso deixa a equipe toda animada”, concluiu Leonardo Otero.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.