Sudam: Salustiano quer mais um pódio em Cascavel

Eleito o Estreante do Ano em 2002 na F-3 Light, o piloto Paulo Salustiano fez sua primeira corrida na Fórmula-3 Sul-Americana na etapa de Londrina. Ganhador de uma corrida na F-3 Light no ano passado, Salustiano obteve um segundo e um quarto lugares na mais tradicional categoria continental. No próximo final de semana, na oitava rodada dupla do ano, a ser disputada no Autódromo de Cascavel, no Paraná, Salustiano sonha em voltar novamente ao pódio. As duas corridas da F-3 Sul-Americana terão transmissão ao vivo pela Bandsports.

“Essas duas boas posições na estréia foram uma surpresa, pois nunca tinha guiado um F-3 numa pista seca. Minha adaptação ao carro foi muito rápida e junto com o bom trabalho da equipe, conquistamos essas boas colocações. No ano passado, na F-3 Light, não fui bem em Cascavel, mas agora estou em outro momento e buscando bons resultados”.

Agressivo e veloz, Paulo Salustiano reconhece a superioridade do líder Danilo Dirani, que neste final de semana tem tudo para confirmar o título de campeão de 2003. Dirani precisa somente de dois pontos para confirmar, matematicamente, a conquista. Por isso, Salustiano pensa até em vitória.

“Realmente, o Dirani tem um carro espetacular na mão e é muito mais veloz do que os outros. As atuações do Danilo na temporada provam a tese de que quanto mais horas de vôo um piloto tiver, maiores são suas condições de pilotar bem. Meus amigos brincam que corro de tudo e que se tiver corrida de jegue no Nordeste eu vou lá”, se diverte Salustiano.

Essa tática de correr em todas as categorias que puder, afirma Salustiano, foi ensinada a ele pelo tricampeão mundial de Fórmula-1 Nelson Piquet, que também a aplicou em seu filho, Nelsinho Piquet campeão de 2002 da F-3 Sul-Americana -, que nesta temporada venceu várias provas na Fórmula-3 Inglesa e em 2004 tem tudo para brigar diretamente pelo título e ir para a F-1.

“Aprendi com o Nelson que o treino é tudo na formação de um piloto. O Nelsinho andou muito e veja onde ele está agora. De verdade, estou feliz por ver o que está acontecendo com o Nelsinho e torço muito por ele. Está provado que quanto mais a gente puder andar, melhor será”.

A novidade na Fórmula-3 Sul-Americana nesta etapa será a presença de Gustavo Foizer, que disputa a Fórmula Renault. Irmão gêmeo de Alexandre Foizer, Gustavo vai disputar a rodada dupla em Cascavel e existe a possibilidade de Alexandre correr as duas provas de encerramento do ano em Brasília. Eles serão companheiros de equipe de Danilo Dirani na Cesário F-3.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.