Pole, vitória, volta mais rápida e liderança retomada. O sábado (dia 6) não poderia ter sido melhor para o brasileiro Roberto Streit (Perkons), da equipe Inging Motorsport. O carioca dominou a 16ª etapa da Fórmula 3 Japonesa realizada em Sendai e subiu pela sexta vez ao lugar mais alto do pódio este ano.
Com o resultado, Streit soma agora 233 pontos na liderança do campeonato, contra 218 do rival Kazuya Oshima, que abandonou a prova deste sábado.
Neste domingo (7), os pilotos voltam à pista do circuito de Hiland para mais duas corridas. O britânico Olivier Jarvis larga na pole na 17ª etapa e Streit é o quarto no grid. Na 18ª prova da temporada, Hiroaki Ishiura sai na frente e o brasileiro parte do segundo lugar.
Apesar do resultado perfeito, Streit também contou com a sorte para chegar à vitória hoje. “Fiz uma boa largada e consegui abrir uma vantagem confortável durante as primeiras voltas. O carro estava muito bem equilibrado”, declarou.
“No início, logo depois de fazer a melhor volta, consegui manter uma boa distância para o segundo colocado, mas no finalzinho, faltando três voltas, o painel do meu carro começou a dar um alarme de bateria e também tivemos um probleminha com o cano de descarga, que fazia um pequeno barulho (rachou na solda). Com um pouco de sorte, por não ter ficado no meio do caminho, consegui terminar a corrida com uma boa vantagem”, completou o brasileiro, que luta para se manter na frente da tabela neste domingo.
Confira os melhores na 16ª etapa:
1. Roberto Streit (Bra) Inging Motorsport 28min05s460
2. Hiroaki Ishiura (Jap) Tom’s a 1s744
3. Olivier Jarvis (GB) Tom’s a 4s378
4. Hironobu Yasuda (Jap) Threebond a 22s072
5. Yuki Nakayama (Jap) Toda Racing a 26s619
6. Koodai Tsukakoshi (Jap) Honda Real a 30s072
7. Kooki Saga (Jap) Le Beausset a 46s188
8. Motoaki Ishikawa (Jap) Mainte Shion a 1 volta
9. Kazuya Oshima (Jap) Tom’s abandonou
10. Yuhi Sekiguchi (Jap) NWM abandonou