Clemente Farias é campeão por antecipação

O XXI Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 já tem seu campeão, o mineiro Clemente Farias da equipe Cesário Fórmula. A 14ª rodada da temporada aconteceu neste domingo no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul com a vitória do brasiliense Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing).

Na largada Guimarães pulou na frente, seguido por Mario Romancini e Clemente Farias. O trio rapidamente se desgarrou do restante do pelotão e fizeram corridas tranqüilas. Clemente em terceiro corria de olhos nos pontos que lhe garantiam o título com uma etapa de antecipação, já que o único que poderia lhe roubar o título era seu companheiro de equipe, Mario Romancini, que precisaria vencer.

Fernando Galera (Prop Car) e Pedro Nunes (Razia Sports) vinham logo a seguir, mas o piloto da Razia queimou a largada e foi punido com um drive-trough. William Starostik também fez uma bela largada partindo o penúltimo lugar no grid para fechar a primeira volta já na oitava posição. Na quinta volta o gaúcho Werner Neugebauer saiu da pista no grampo e só parou na placa de publicidade.

Duas voltas depois Felipe Ferreira entrou na reta grudado no vácuo de Denis Navarro e fez a ultrapassagem na freada da curva 1. Starostik aproveitou o vácuo de Ferreira e numa belíssima manobra também superou Navarro. Na frente as posições permaneciam inalteradas, com Guimarães liderando com quase 4 segundos de vantagem sobre Romancini, que mantinha Clemente sob controle.

Gradativamente Felipe Ferreira foi se aproximando de Fernando Galera, enquanto Starostik passava a sofrer duríssimos ataques de Douglas Hiar, que trazia junto Leonardo Cordeiro, Pedro Nunes e Denis Navarro. Pedro Nunes acabou sofrendo um segundo drive-trough por ter excesso de velocidade no pit-lane, quando cumpriu a primeira penalização. Starostik lutou como um leão, foi juntamente com Hiar o grande protagonista da corrida, sustentando sua posição por 16 voltas.

Ao final das 25 voltas a vitória, pela segunda vez no ano, foi do piloto Felipe Guimarães, de apenas 16 anos. Mario Romancini chegou em segundo garantindo o vice-campeonato e Clemente Farias cruzou a linha de chegada em terceiro já comemorando seu título. Galera terminou em quarto. Quinta posição para Felipe Ferreira e Starostik de maneira heróica foi o sexto, com Douglas Hiar praticamente dentro da sua caixa de câmbio.

Resultado da 14ª rodada:

1 Felipe Guimarães (Amir Nasr Racing) 25 voltas em 30m49s291 (média 171,796 km/h)

2 Mario Romancini (Cesário Fórmula) a 2s063

3 Clemente Faria (Cesário Fórmula) a 6s936

4 Fernando Galera (Prop Car Racing) a 20s593

5 Felipe Ferreira ( Bassan Motorsport) a 22s253

6 William Starostik (Dragão Motorsport) a 43s659

7 Douglas Hiar (Cesário Fórmula Jr) a 43s827

8 Fabio Beretta (Bassani Racing) a 44s290

9 Pedro Nunes (Razia Sports) a 44s752

10 Leonardo Cordeiro (Lecor Sporting) a 46s249

11 Denis Navarro (Bassani Racing) a 1m02s116

12 Daniel Landi (Razia Sports a 13 voltas

13 Rodolpho Santos (Amir Nasr Racing) a 13 voltas

14 Werner Neugbauer (Prop Car Racing) a 20 voltas



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.