Nesta semana, o brasileiro Alberto Valerio teve duas sessões exaustivas de treinos em Pembrey, no País de Gales. O motivo de tanto trabalho é a excursão que pilotos e equipes da Fórmula 3 Inglesa farão para a Bélgica. Eles têm duas provas importantes marcadas num intervalo de apenas duas semanas. Primeiro, serão duas corridas válidas pelo campeonato, no próximo dia 29 de julho, em Spa-Francorchamps. Depois, vem o Masters de Fórmula 3, evento que reunirá pilotos do mundo todo na pista de Zolder, no dia 5 de agosto. Apesar dos circuitos com características absolutamente diferentes, os testes serviram para ambos.
“Como a agenda está apertada, seria impossível realizar um treino para cada evento, então conseguimos centralizar tudo nestes dois dias em Pembrey. Os ajustes me agradaram bastante, principalmente aqueles feitos exclusivamente para Spa-Francorchamps. E a pista de Zolder eu também já conheço, estive lá no primeiro semestre, o que nos dá boas referências para o Masters”, afirma Alberto Valerio. Entre os pilotos que já venceram o Masters está o atual líder do campeonato mundial de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton. “Quero muito uma vitória e não importa a pista”, comenta o brasileiro.
Igualmente preocupadas com a seqüência de corridas estavam as equipes Hitech, Ultimate e Performance, que se juntaram à Carlin nos testes em Pembrey, antes de começar os trabalhos para a viagem. “Saímos de lá com um pensamento muito positivo sobre os próximos dois eventos. Nem ficamos atentos aos tempos, porque a confiança no acerto do carro é muito grande”, revela Alberto Valerio. No campeonato da Fórmula 3 Inglesa, ele ocupa a oitava colocação e revelou recentemente que seu principal objetivo para o segundo semestre é vencer o maior número de corridas.
Para tanto, ele espera melhorar a performance em relação ao ano passado em Spa-Francorchamps, quando não contou com a sorte. “Eu bati muito ao longo do fim de semana, foi um momento um tanto complicado para nós, que não estávamos numa seqüência muito boa. Mas o importante mesmo é que acabei gostando da pista, que tem um traçado interessante, cheio de curvas rápidas e boas retas, o que pode favorecer nossa equipe”, conclui Alberto Valerio. Até o momento, ele soma quatro pódios em doze etapas, sendo dois segundos e dois terceiros lugares.