Guimarães vence e quebra tabu em Curitiba

Uma batida na disputa pela primeira posição na sexta etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, disputada neste domingo (27) no Autódromo Internacional de Curitiba, impediu o paranaense William Starosdtik de vencer pela segunda vez consecutiva no campeonato, e de manter um tabu que já durava quatro anos: desde 2003, o ganhador da primeira corrida de uma rodada dupla da categoria em Curitiba conquistava, também, a vitória na segunda prova do fim de semana.

O choque entre Starostik e Clemente Faria Jr. na Curva do Pinheirinho – que tirou o paranaense da prova e fez o mineiro ser penalizado em 20 segundos – abriu caminho para a primeira vitória do brasiliense Felipe Guimarães na categoria e marcou, também a volta da tradicional equipe Amir Nasr, do Distrito Federal, ao alto do pódio depois de dois anos – a última vitória do time havia sido na etapa de Brasília de 2005, com o argentino Pablo Perez.

A etapa do fim de semana marcou, também, a conquista do primeiro pódio do estreante Mario Romancini na competição. O paulista, da equipe Cesário Fórmula, fez brilhante prova de recuperação e cruzou a linha de chegada em terceiro depois de largar em nono. Como a desclassificação de Clemente Faria foi confirmada cerca de meia hora após o término da corrida, o mineiro chegou a receber o troféu pela segunda colocação, mas teve de entregá-lo a Romancini. Já o paulista cedeu seu prêmio pelo terceiro lugar ao goiano Rodolpho Santos, que também conquistou seu melhor resultado na categoria.

“Estou muito feliz este segundo lugar, especialmente porque meu câmbio quebrou quando eu assumi a quarta posição e já me aproximava do Guimarães”, lembrou Romancini. “Mantive o quarto lugar e acabei dando sorte de passar para segundo com a batida dos líderes e a punição ao Clemente, mas acredito que, ao contrário de ontem (sábado), hoje foi o meu dia”, completou o piloto.

Na etapa de sábado, Mario Romancini havia conquistado a pole position, mas teve problemas na largada e caiu para último. Quando já estava novamente em sexto, teve de abandonar devido ao afrouxamento da porca que prende a roda traseira direita de seu carro. No campeonato, os resultados do fim de semana fizeram com que o estreante subisse da sétima para a quinta posição, com 18 pontos. Clemente Faria Jr. continua em primeiro, com 36, e Fernando Galera voltou à vice-liderança, com 30. Geovani Cerutti, com 29, é o terceiro e Ernesto Otero, com 20 pontos, segue em quarto.

A quarta rodada dupla da Fórmula 3 Sul-Americana será realizada daqui a duas semanas, no Autódromo de Brasília. O resultado completo da etapa deste domingo em Curitiba é o seguinte:

1) Felipe Guimarães, 23 voltas em 29min46s517

2) Mario Romancini, a 0s656

3) Rodolpho Santos, a 1s622

4) Fernando Galera, a 1s684

5) Ernesto Otero, a 2s175

6) Geovane Cerutti, 8s824

7) Douglas Soares, a 8s696

8) Nathan Silva, a 8s865

9) Denis Navarro, a 9s810

10) Clemente Faria Jr., a 20s495

11) Fabio Beretta, a 1 volta

12) Douglas Hiar, a 1 volta

13) William Starostik, a 3 voltas

14) Vinicius Quadros, a 12 voltas

15) Felipe Ferreira, a 13 voltas



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.