Razia é, de fato, líder isolado da temporada

O piloto baiano Luiz Razia (Razia Spots / Cia Athletica) foi surpreendido na manhã desta terça-feira por uma boa notícia relacionada à disputa pelo título da temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana. Depois de retornar de Buenos Aires empatado com Mario Moraes na disputa pelo título, o representante da Dragão Motorsport soube há poucas horas que, na verdade, é o líder isolado do campeonato com 81 pontos, dois a mais que o paulista da Bassan Motorsport.

O enganoso empate dos líderes aconteceu por um erro de todos os brasileiros envolvidos na divulgação do campeonato para o país, já que o regulamento da Fórmula 3 Sul-Americana difere dos regulamentos de Campeonatos Brasileiros no que diz respeito à pontuação.

“Meu chefe de equipe me ligou hoje pela manhã e disse: de fato, somos os únicos líderes. Eu não entendi muito bem, mas ele me explicou a história. Fico contente por ter, na verdade, dois pontos de vantagem para o Marinho, mas continuo com a certeza de que, na prática, ainda estamos empatados e que a disputa final vai ser dura”, declarou Razia, que tratou até mesmo de ligar para outros pilotos para passar a notícia adiante.

O equívoco ocorreu porque, na Fórmula 3 Sul-Americana, só marcam pontos os pilotos que completarem 90% das voltas previstas em uma corrida. No Brasil, esse limite cai para 75%. Na 14ª etapa da temporada, realizada no último domingo, Mário Moraes abandonou quando ainda restavam 4 das 27 voltas da prova, só atingindo, portanto, a marca de 85% dos giros programados. Com isso, ele não teve direito aos dois pontos que foram computados erroneamente na contagem das equipes, e permaneceu em segundo na tabela.

“É uma conta simples, mas nós, do Brasil, estávamos acostumados a outros números e, por isso, ninguém percebeu. Só depois que vimos o resultado no site da empresa responsável pela cronometragem é que fomos investigar e descobrimos o erro que começou nos próprios boxes, mas foi passado adiante por todos os nossos assessores de imprensa”, explicou Razia.

Pela nova contagem, o piloto baiano é o único com 81 pontos ganhos na tabela. Mario Moraes tem 79 e Diego Nunes, 72. Os três são os únicos com chances de ficar com título, mas Razia é o único que pode liquidar a fatura na corrida que abre a rodada dupla de encerramento da temporada, em São Paulo, no dia 25 de novembro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.