O superkatista brasileiro Sérgio Jimenez nunca competiu na França. E jamais havia cruzado os portões que dão acesso à pista de Magny-Cours. Pelo menos, fisicamente. Nos últimos dias, ele memorizou cada detalhe do traçado que recebe o GP francês de Fórmula 1 em sua casa, diante do monitor de um computador. Utilizando o jogo FIA Formula One da Playstation, Sérgio ‘percorreu’ incansavelmente a pista onde neste fim de semana será realizada a segunda rodada dupla do Campeonato Espanhol de Fórmula 3, válida pela terceira e quarta etapas da temporada. Como jamais competiu em Magny-Cours, utilizar o jogo lhe deu noções que só teria ao percorrer o traçado: “Este game foi indicado pela minha equipe, a Racing Engineering. Segundo os nossos engenheiros, ele oferece informações muito fiéis ao que vou encontrar na França”, conta Jimenez. Quando chegou ao circuito, nesta quinta-feira, Sérgio foi surpreendido por mais uma aula virtual de sua equipe: um vídeo onboard (filmado por uma câmera colocada dentro do cockpit) de uma volta completa do campeão mundial Fernando Alonso em Magny-Cours – ou seja, uma verdadeira aula para quem consegue ver cada movimento e mudança de trajetória com os olhos e o entendimento de um piloto de competição.
“Usar o game é muito mais do que apenas memorizar para que lado vai cada curva. Percorrendo várias vezes a pista virtual do jogo eu agora tenho uma noção da proporção de retas e curvas, dos ângulos, dos pontos de retomada de velocidade, aclives e declives, dos pontos de ultrapassagem, da dificuldade que posso encontrar pela frente. Ver o vídeo do Alonso me dará mais algumas referências, como a reação dele em cada situação, a posição de seus braços, a dificuldade de cada curva, o posicionamento do carro em uma ultrapassagem, sua linha de traçado, etc. É uma grande ajuda para quem só viu Magny-Cours assistindo à F-1 pela TV no Brasil”.
Utilizar jogos e filmagens não é exatamente uma novidade – até pilotos de F-1 estreantes os empregam para adquirir noções sobre os traçados antes de visitá-los pela primeira vez. Mas há mais informações surpreendentes neste lado virtual do automobilismo: “Guardadas as devidas proporções, as referências contidas em um videogame de primeira linha são similares às que as equipes de F-1 possuem em seus computadores para fazer o pré-acerto dos carros ainda em suas sedes, para só depois embarcá-los para cada GP. Como piloto, o processo que fiz também é similar: da mesma forma que as equipes fazem em relação aos carros, eu coloquei na minha memória uma espécie de pré-acerto para a pista de Magny-Cours. Mas o ajuste fino, mais preciso, só será feito quando eu entrar na pista de verdade. Aí, sim, eu terei as informações definitivas e poderei ajustar na minha mente a forma como vou pilotar. Esse ‘pré-acerto mental’ é uma grande vantagem em um esporte tão competitivo como o nosso. É exatamente o que acontece em relação aos carros de F-1: o pré-acerto feito na fábrica ajuda a equipe a chegar mais bem preparada para a pista onde haverá o Grande Prêmio”.
Nove vezes campeão paulista e cinco vezes campeão brasileiro de kart, Sérgio Jimenez ocupa a sétima posição da tabela do Campeonato Espanhol de F-3, com oito pontos. A liderança é do espanhol Marco Barba (20). Confira a seguir a programação do fim de semana no horário de Brasília: sexta-feira, treinos livres às 9h00 e às 13h00; sábado, tomadas de tempo às 6h30 e largada para a terceira etapa às 11h00; domingo, treino de aquecimento às 4h50 e largada para a quarta etapa às 8h45.