João Paulo quer aumentar vantagem na liderança

O Campeonato Japonês de Fórmula 3, principal divisão da modalidade no Oriente, inicia neste final de semana (02 e 03/7) a segunda metade da temporada 2005, com a realização da sexta rodada dupla no tradicional circuito de Suzuka, local do GP do Japão de Fórmula 1. Após dez corridas, o que corresponde a cinco rodadas duplas, o brasileiro João Paulo de Oliveira é o piloto de maior destaque, com 150 pontos, quatro vitórias, cinco pole positions e oito melhores voltas e parte para a disputa com o objetivo de aumentar ainda mais seus números. “Meu objetivo será aumentar a margem que tenho em relação ao (Naoki) Yokomizo na classificação. Minha expectativa para Suzuka é muito boa. Sei que tenho um bom carro nas mãos e que sou capaz de vencer as corridas”, afirmou o atual líder do certame, que possui uma vantagem de 34 pontos para o japonês Naoki Yokomizo, o vice-líder.

O bom retrospecto em Suzuka também é um ponto a favor para João Paulo neste final de semana. Nas seis oportunidades em que correu no circuito de 5.859 metros, considerado um dos mais técnicos e difíceis do mundo, o piloto da Tom’s Toyota somou a impressionante marca de três pole positions, três vitórias e dois segundos lugares, mostrando que ele é um dos favoritos para subir ao degrau mais alto do pódio neste final de semana. “Esse é um circuito onde adoro correr e já venci uma das duas corridas que tivemos lá esse ano. Portanto, estou confiante e motivado para mais poles e vitórias”, comenta o brasileiro, que poderá conquistar neste final de semana a 50ª pole position de sua carreira.

Porém, diferentemente da rodada dupla disputada em abril, as corridas deste final de semana serão realizadas sob o forte calor do verão asiático, o que fará os pilotos mudarem bastante o acerto e até a maneira de pilotar, visando evitar o desgaste excessivo dos pneus. “Novamente o calor aqui está muito forte e isso fará muita diferença no acerto, principalmente num traçado como Suzuka. Com a temperatura tão alta, é importante saber como utilizar o pneu na hora de classificar, pois depois de apenas duas ou três voltas ele já se desgasta muito”, finalizou o piloto brasileiro mais bem sucedido no exterior, que lidera a premiação “Capacete de Ouro” na categoria Internacional e o ranking “Placar Brasil”, nos quesitos pole positions, vitórias e voltas mais rápidas, ambos apoiados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Confira a classificação da Fórmula 3 Japonesa após dez corridas:

1. João Paulo de Oliveira (Bra), 150 pontos

2. Naoki Yokomizo (Jap), 116

3. Daisuke Ikeda (Jap), 97

4. Hideki Mutoh (Jap) e Kazuki Nakajima (Jap), 89

6. Paolo Montim (Ita), 72

7. Jonny Reid (Nzl), 66

8. Roberto Streit (Bra), 58

9. Taku Banba (Jap), 27

10. Yasuhiro Takasaki (Jap), 24



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.