O Campeonato Japonês de Fórmula 3, principal divisão da modalidade no Oriente, inicia neste final de semana (02 e 03/7) a segunda metade da temporada 2005, com a realização da sexta rodada dupla no tradicional circuito de Suzuka, local do GP do Japão de Fórmula 1. Após dez corridas, o que corresponde a cinco rodadas duplas, o brasileiro João Paulo de Oliveira é o piloto de maior destaque, com 150 pontos, quatro vitórias, cinco pole positions e oito melhores voltas e parte para a disputa com o objetivo de aumentar ainda mais seus números. “Meu objetivo será aumentar a margem que tenho em relação ao (Naoki) Yokomizo na classificação. Minha expectativa para Suzuka é muito boa. Sei que tenho um bom carro nas mãos e que sou capaz de vencer as corridas”, afirmou o atual líder do certame, que possui uma vantagem de 34 pontos para o japonês Naoki Yokomizo, o vice-líder.
O bom retrospecto em Suzuka também é um ponto a favor para João Paulo neste final de semana. Nas seis oportunidades em que correu no circuito de 5.859 metros, considerado um dos mais técnicos e difíceis do mundo, o piloto da Tom’s Toyota somou a impressionante marca de três pole positions, três vitórias e dois segundos lugares, mostrando que ele é um dos favoritos para subir ao degrau mais alto do pódio neste final de semana. “Esse é um circuito onde adoro correr e já venci uma das duas corridas que tivemos lá esse ano. Portanto, estou confiante e motivado para mais poles e vitórias”, comenta o brasileiro, que poderá conquistar neste final de semana a 50ª pole position de sua carreira.
Porém, diferentemente da rodada dupla disputada em abril, as corridas deste final de semana serão realizadas sob o forte calor do verão asiático, o que fará os pilotos mudarem bastante o acerto e até a maneira de pilotar, visando evitar o desgaste excessivo dos pneus. “Novamente o calor aqui está muito forte e isso fará muita diferença no acerto, principalmente num traçado como Suzuka. Com a temperatura tão alta, é importante saber como utilizar o pneu na hora de classificar, pois depois de apenas duas ou três voltas ele já se desgasta muito”, finalizou o piloto brasileiro mais bem sucedido no exterior, que lidera a premiação “Capacete de Ouro” na categoria Internacional e o ranking “Placar Brasil”, nos quesitos pole positions, vitórias e voltas mais rápidas, ambos apoiados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Confira a classificação da Fórmula 3 Japonesa após dez corridas:
1. João Paulo de Oliveira (Bra), 150 pontos
2. Naoki Yokomizo (Jap), 116
3. Daisuke Ikeda (Jap), 97
4. Hideki Mutoh (Jap) e Kazuki Nakajima (Jap), 89
6. Paolo Montim (Ita), 72
7. Jonny Reid (Nzl), 66
8. Roberto Streit (Bra), 58
9. Taku Banba (Jap), 27
10. Yasuhiro Takasaki (Jap), 24