O Campeonato Sul-americano de Fórmula 3 dará sequência a temporada 2005 neste fim de semana (25 e 26 de junho) com a disputa da 7ª e 8ª etapas na cidade argentina de Córdoba. O torneio, que tem a liderança do paulista Marcello Thomaz (Nova India/Santa Nilza), volta as atividades depois de sete semanas, período destinado para uma revisão dos motores Berta, que passaram a equipar os carros da classe “A” da categoria neste ano.
A rodada que marcará a primeira prova da Fórmula 3 Sul-americana em solo argentino em 2005 trará algumas novidades. Entre elas está o novo limite de giros dos motores Berta, que antes era de 6.700 rpm e agora passa a ser de 6.400rpm. Com o objetivo de aumentar a durabilidade da unidade motriz, essa redução de 300 giros causará uma pequena queda no rendimento dos carros. “Pode parecer pouco, mas esses 300 rpm a menos deixarão o carro um pouco mais lento. Iremos sentir a diferença principalmente em quinta marcha, já que com essa nova faixa de giros o motor demora mais para “encher””, explicou Marcello Thomaz. “Mas não é nada preocupante, até por quê isso será igual para todo mundo”, concluíu o piloto da Full Time.
Outra novidade desta rodada será a estréia da classe “Light” em 2005. Diferentemente da classe principal, a “Light” não tem restrição quanto a utilização de motor, desde que homologados para a Fórmula 3, além de prever a utilização de chassis fabricados até 1994. Com isso é esperado um aumento no número de carros nos grids da categoria já para esta prova, devido a participação de pilotos argentinos da Fórmula Super Renault, torneio que utiliza equipamento similar ao da Fórmula 3. “Acredito que todas essas mudanças que ocorreram, tanto nos motores Berta, como a estréia da classe “Light”, são muito boas para o crescimento da Fórmula 3 Sul-americana. E acho que veremos o resultado dessas ações num curto espaço de tempo e o aumento de carros no grid deve ser uma tendência para as próximas rodadas”, falou Marcello, que lidera o torneio com 39 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Alberto Valério.