Um problema na embreagem do modelo Dallara-Toyota acabou prejudicando a atuação do brasileiro João Paulo de Oliveira na quinta rodada dupla do Campeonato Japonês de Fórmula 3, disputada neste final de semana (18 e 19/6), no circuito de Ainda, em Okayama. O piloto da Tom’s subiu ao pódio na primeira corrida, terminando em segundo, e foi o quarto na segunda prova, após uma atuação espetacular, e manteve a ponta na tabela de classificação, com 150 pontos, 34 à frente do rival Naoki Yokomizo, da ThreeBond, o segundo. “Uma pena que não conseguimos duas vitórias, mas pelo menos mantivemos a liderança no campeonato. Se não fosse esse problema, iríamos incomodar bastante”, lamentou o brasileiro.
Largando da pole position na primeira corrida, o brasileiro mais bem sucedido no exterior em 2005 já sentiu os problemas na embreagem ao arrancar com seu equipamento, evitando dividir a curva com o italiano Paolo Montim, que largou em segundo e assumiu a ponta da prova. Pensando no campeonato, João Paulo não forçou muito e recebeu a bandeira quadriculada em segundo, com direito a melhor volta. “Como o Montim é da mesma equipe do Yokomizo, o vice-líder, preferi evitar qualquer tipo de contato na primeira curva. A embreagem estava com defeito então deixei ele passar e fiquei monitorando o meu equipamento”, justificou o piloto, que possui quatro vitórias nesta temporada.
Já a segunda corrida foi dramática para o representante do Brasil. Saindo da pole, a embreagem o deixou novamente na mão e seu Dallara-Toyota morreu no grid, fazendo João Paulo cair para último. Em uma demonstração de garra e talento, o piloto da Tom’s Toyota mostrou porque é o líder do campeonato, fazendo uma bela corrida de recuperação e terminando em quarto. A vitória foi de Yokomizo. “A embreagem do carro continuou apresentando problemas e meu carro não partiu na largada. Felizmente consegui sair, em último, e coloquei a faca entre os dentes para poder pelo menos pontuar, passando quem encontrava pela frente”, finalizou Oliveira.
Os pilotos da Fórmula 3 Japonesa têm encontro marcado para os próximos dias 2 e 3 de julho, quando será disputada a sexta rodada dupla do certame, no tradicional circuito de Suzuka, onde João Paulo já venceu nesta temporada.
Confira o resultado das provas deste final de semana:
Corrida 1:
1. Paolo Montim (Ita) ThreeBond
2. João Paulo de Oliveira (Bra) Tom’s
3. Daisuke Ikeda (Jap) Tom’s
4. Kazuki Nakajima (Jap) Tom’s
5. Roberto Streit (Bra) Inging
Corrida 2:
1. Naoki Yokomizo (Jap) ThreeBond
2. Daisuke Ikeda (Jap) Tom’s
3. Paolo Montim (Ita) ThreeBond
4. João Paulo de Oliveira (Bra) Tom’s
5. Jonny Reid (Nzl) Inging