Melhor piloto brasileiro em atividade no exterior nesta temporada, João Paulo de Oliveira, atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, tentará neste final de semana (18 e 19/6) ampliar sua vantagem para os concorrentes com duas vitórias durante a quinta rodada dupla do ano, no circuito de Aida. “Continuarei trabalhando forte e lutarei por mais duas vitórias em Aida. Espero aumentar a minha liderança na classificação, esse é meu objetivo”, afirmou João Paulo, que possui 125 pontos, 35 a mais que o japonês Naoki Yokomizo, da ThreeBond, o segundo colocado.
Tendo como principais características seu traçado sinuoso, com muitas curvas técnicas e fechadas, o circuito de Aida, de 3.703 metros, que já foi palco de dois GP’s de Fórmula 1 nos anos de 1994 e 1995, é uma pista onde o piloto da Tom’s Toyota possui um bom retrospecto. Na temporada passada, quando foi vice-campeão nipônico pela equipe M-Tec, Oliveira marcou duas poles, venceu uma corrida e foi o segundo colocado na outra. “Aida é um circuito onde tive bons resultados no passado. As características do circuito me agradam muito”, explica o paulista, detentor de quatro vitórias, três poles e seis voltas mais rápidas em 2005.
Apesar do bom retrospecto em Aida, o piloto que lidera também as promoções “Placar Brasil” – nos quesitos vitórias, poles e voltas mais rápidas-, organizado pelo site Speedonline e “Capacete de Ouro”, promovida pela revista Racing, ambas com o apoio da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), acredita que precisará trabalhar bastante no acerto de seu Dallara/Toyota para esta rodada dupla. “Nos testes que fizemos na pré-temporada fui veloz, mas precisamos continuar trabalhando no acerto já que as temperaturas dos testes pré-temporada, no inverno, são bem baixas e isso influencia muito no acerto”, finalizou João Paulo.