Uma vez por ano o automobilismo internacional volta seus olhos para a Holanda. Lá, no circuito de Zandvoort, os melhores pilotos e equipes da Fórmula 3 mundial realizam um embate pela glória de vencer os grandes nomes da modalidade reunidos em um único evento – algo que só encontra paralelo no GP de Macau, também anual, mas disputado no final da temporada. Em 2005, o Brasil terá quatro representantes na prova: Lucas Di Grassi, Átila Abreu, Fabio Carbone e Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna. “Esta corrida é daquelas que marcam a vida da gente”, resumiu Lucas Di Grassi, integrante do programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Renault de F-1. “Há pilotos de vários campeonatos nesta prova. Todos querem vencer corridas em seus torneios, mas o Masters tem um peso especial. Ganhar aqui lhe dá o mesmo status de ter vencido um campeonato inteiro. Por isso, a briga será ferrenha, sem perdão”.
O formato do evento apimenta o clima de tudo ou nada. Afinal, todos os treinos e tomadas de tempo serão realizados no mesmo dia, neste sábado, dando pouquíssima margem para erros: “Aqui, a equipe fica no seu pé o tempo todo: se o piloto errar e bater, há pouco tempo de recuperar o carro”, explica Di Grassi.. “Como para a equipe esta também é uma prova muito especial, a responsabilidade do piloto é bem maior. Há mais glamour caso se chegue a um bom resultado, mas também existe mais pressão e responsabilidade. Para todos, há muita coisa em jogo”.
Lucas foi o melhor brasileiro na prova do ano passado, quando terminou em quinto mesmo sendo novato na corrida. Para 2005, já conhecendo a pista, ele espera ter chance de melhorar seu retrospecto na prova. “O grande problema aqui é que, por estarmos próximos ao mar, o vento traz muita areia. Então, nos primeiros treinos, o ideal é ser muito cauteloso para não acabar derrapando e batendo. Mesmo sabendo disso, os acidentes são comuns. Afinal, nosso esporte é automobilismo, corrida de automóveis, e ninguém quer andar devagar”.
Os treinos terão início neste sábado, com uma sessão de 20 minutos a ser iniciada às 4h00 da manhã. Veja abaixo a programação da prova (horários de Brasília):
Sábado, dia 11
4h00 às 4h20 – Treino livre (carros ímpares)
4h30 às 4h50 – Treino livre (carros pares)
5h00 às 5h20 – Treino livre (carros ímpares)
5h30 às 5h50 – Treino livre (carros pares)
7h40 às 8h10 – 1ª Tomada de tempos (carros ímpares)
8h20 às 8h50 – 1ª Tomada de tempos (carros pares)
10h50 às 11h20 – 2ª Tomada de tempos (carros ímpares)
11h30 às 12h00 – 2ª Tomada de tempos (carros pares)
Domingo, dia 12
5h20 às 5h35 – Warm up
9h00 – Largada para 25 voltas no circuito de 4.307 metros