João Paulo luta por vitória na casa da Toyota

Atual líder do Campeonato Japonês de Fórmula 3, o brasileiro João Paulo de Oliveira terá um desafio importante neste final de semana (4 e 5 de junho), quando será disputada a quarta rodada dupla da temporada 2005: vencer no circuito de Fuji, casa de sua equipe, a TOM’s Toyota, que retorna ao calendário da categoria após um ano de reformas feitas pela montadora nipônica. “Fuji será uma corrida muito especial para nós. É a casa da Toyota e é também o circuito mais próximo da sede da nossa equipe. Espero poder agradar a todos com duas vitórias, que serão muito importantes para o campeonato”, afirmou João Paulo.

Com uma infra-estrutura modernizada e uma melhoria significativa na qualidade do asfalto, o traçado de 4.563 metros, que já recebeu a Fórmula 1 em duas oportunidades na década de 70, conta com um atrativo especial: a enorme reta dos boxes, de 1,5 km de comprimento, considerada a maior do Japão e uma das mais longas do mundo, que tem início após uma série de curvas fechadas e termina com uma freada brusca em seu final. “O circuito tem uma longa reta que fará com que as corridas sejam bem interessantes, com grandes oportunidades para ultrapassagem, ao contrario da maioria dos circuitos que corremos”, declarou o piloto.

Para a corrida deste final de semana, Oliveira terá uma boa carta na manga: ele foi o mais veloz nos dois dias de testes coletivos, realizados no circuito no final de abril, que foram dominados por sua equipe, a Tom’s Toyota. “No teste oficial que fizemos em Fuji nossa equipe se mostrou muito forte, colocando os três carros nas três primeiras posições. Tendo como base o resultado dos testes, posso dizer que seremos fortes, mas precisamos sempre buscar mais, pois os outros também crescerão”, alertou o atual vice-campeão da categoria.

Detentor de duas vitórias, três pole positions e cinco voltas mais rápidas, Oliveira quer, além da vitória, conseguir uma vantagem significativa na tabela de classificação para seus dois principais concorrentes, os japoneses Naoki Yokomizo, da ThreeBond, e Hideki Mutoh, da M-TEC, que estão em uma enorme disputa pela vice-liderança do certame. “Meu objetivo é voltar a vencer e buscar uma maior diferença com relação a meus adversários. Tenho confiança que estarei em condições de fazer isso e lutarei muito para trazer o que sempre busco, vitórias”, finalizou o representante do Brasil, que possui 85 pontos, 17 a mais que Yokomizo e 20 à frente de Mutoh.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.