O brasileiro João Paulo de Oliveira, da Tom’s Toyota, disputou neste final de semana (14 e 15/5) a terceira rodada dupla da temporada 2005 do Campeonato Japonês de Fórmula 3, no circuito de Sugo. Após ter abandonado na primeira corrida, realizada no sábado, Oliveira completou a prova deste domingo na segunda posição, disparando na tabela de classificação do campeonato. “Foi um final de semana que contou pontos importantes para o campeonato. Não venci nenhuma corrida, mas saí daqui com uma vantagem importante na tabela de classificação”, afirmou Oliveira.
Largando da oitava posição na primeira corrida (após ter seu melhor tempo anulado pela organização da prova), João Paulo ganhou três posições logo na largada e acabou preso atrás de seu companheiro de equipe, o japonês Kazuki Nakajima, durante toda a prova. Quando tentou fazer a ultrapassagem, o piloto da Tom’s Toyota acabou perdendo o controle de seu carro. “Larguei em oitavo, fui pra quinto e passei muito tempo atrás do meu companheiro Nakajima, que me bloqueou demais durante a corrida. Na briga pelo quinto lugar com ele escapei e bati sozinho. Foi uma pena”, lamentou Oliveira, que viu o japonês Naoki Yokomizo, da ThreeBond, completar as 18 voltas na frente e receber a bandeira quadriculada em primeiro. O outro brasileiro na corrida, Roberto Streit, da Inging, foi o quinto.
Já a prova deste domingo contou com um ingrediente especial: a chuva. Na largada, ainda em pista seca, o piloto Tom’s Toyota saiu em quarto e partiu na busca de seus concorrentes. Na parte final da corrida, quando se aproximava de Yokomizo, o líder, começou a chover no circuito. Como restavam poucas voltas para a bandeirada, o representante do Brasil decidiu continuar na pista com os pneus lisos, tomando bastante cuidado e terminou em segundo, atrás de Yokomizo, que venceu pela segunda vez consecutiva. “Foi uma corrida muito boa e dava para ganhar. O problema foi que começou a chover quando eu iniciava meu ataque no Yokomizo. Nessa hora decidi pensar no campeonato, não fiz minha troca de pneus, tomei cuidado para não cometer erros e terminei em segundo, conquistando pontos importantes”, completou Oliveira. Streit foi novamente o quinto colocado.
Após seis corridas, João Paulo de Oliveira lidera o campeonato com 85 pontos, 17 à frente de Yokomizo, o novo vice-líder. Hideki Mutoh, da M-Tec, não teve um bom final de semana e caiu para terceiro na tabela, três pontos atrás de seu compatriota. Com 40 pontos, Roberto Streit ocupa a sétima posição. A próxima rodada dupla da categoria será disputada em Fuji, nos dias 4 e 5 de junho.
Confira o resultado das duas corridas em Sugo:
5ª etapa:
1. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond 18 voltas
2. Jonny Reid (Nzl) Inging
3. Hideki Mutoh (Jap) M-Tec
4. Kazuki Nakajima (Jap) TOM’s
5. Roberto Streit (Bra) Inging
6. Hideto Katoh (Jap) Inging
6ª etapa:
1. Naoki Yokomizo (Jap) Threebond 25 voltas
2. João Paulo de Oliveira (Bra) TOM’s
3. Kazuki Nakajima (Jap) TOM’s
4. Daisuke Ikeda (Jap) TOM’s
5. Roberto Streit (Bra) Inging
6. Jonny Reid (Nzl) Inging
Veja como está a classificação do campeonato após seis corridas:
1. João Paulo de Oliveira (Bra) 85 pontos
2. Naoki Yokomizo (Jap) 68
3. Hideki Mutoh (Jap) 65
4. Daisuke Ikeda (Jap) 55
5. Kazuki Nakajima (Jap) 46
6. Jonny Reid (Nzl) 43
7. Roberto Streit (Bra) 40
8. Paolo Montin (Ita) 37
9. Taku Banba (Jap) 21
10. Yasuhiro Takasaki (Jap) 12